Em sua carta anual aos acionistas de 2024, divulgada no sábado (22), Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway, compartilhou uma importante reflexão sobre sua sucessão.
Com 94 anos, ele afirmou que sua substituição por Greg Abel, atual CEO da Berkshire Hathaway Energy e vice-presidente de operações não relacionadas a seguros da empresa, está próxima.
A mudança, segundo Buffett, não deve demorar muito, o que coloca um ponto final nas especulações sobre o futuro da liderança da companhia.
Leia também:
Principais conselhos de Warren Buffett
Buffett também aproveitou o momento para oferecer conselhos valiosos aos investidores, indo além dos temas financeiros e trazendo lições sobre a tomada de decisões.
A carta, amplamente lida no mundo inteiro, trouxe diretrizes para ajudar investidores a pensarem de maneira mais estratégica para alcançar o sucesso. Confira os principais ensinamentos:
1. Aceite seus erros rapidamente
Buffett enfatizou que a grande falha é adiar a correção dos erros cometidos. Ele reconheceu que muitos de seus erros ocorreram por uma avaliação equivocada sobre o futuro das empresas adquiridas pela Berkshire Hathaway e pela escolha de gerentes que não estavam à altura do desafio. Segundo ele, a rapidez na identificação e correção de falhas é crucial para o sucesso de qualquer operação.
2. O impacto de uma decisão acertada
O bilionário também destacou a importância de grandes escolhas. Ele citou exemplos de momentos-chave em sua trajetória, como a compra estratégica da GEICO e a decisão de integrar Ajit Jain, ex-consultor da McKinsey, à equipe de gestão. Para Buffett, uma única decisão certa pode trazer impactos extraordinários a longo prazo, fazendo toda a diferença no percurso de uma empresa.
3. Não se prenda ao currículo
Buffett fez uma importante reflexão sobre a formação educacional ao aconselhar não se deixar influenciar apenas pelos diplomas dos candidatos. Ele citou o exemplo de Pete Liegl, fundador e gerente da Forest River, que foi adquirido pela Berkshire Hathaway em 2005. Segundo Buffett, Liegl se destacou, superando seus concorrentes, mesmo sem ter frequentado uma universidade de renome. Para o investidor, muitas vezes a formação acadêmica não é indicativo do sucesso de um bom líder.
4. A importância da poupança e do reinvestimento
O conselho de Buffett foi claro sobre a importância da economia e do investimento. Ele lembrou que, desde a fundação dos Estados Unidos, os cidadãos precisavam economizar e aplicar de maneira sábia o capital poupado.
Ele destacou que os acionistas da Berkshire Hathaway que reinvestiram os dividendos, ao invés de consumi-los, participaram do que ele chamou de “milagre americano”. Segundo Buffett, a verdadeira chave para a prosperidade está na preservação de uma moeda estável, o que exige discernimento e cuidado por parte de cada investidor.
Você leu sobre Warren Buffett. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!