O número de óbitos no Brasil em decorrência do novo coronavírus, o Covid-19, subiu para 4, com mais três pacientes confirmados nessa quarta-feira (18). A informação foi passada pela operadora de saúde Prevent Senior. As vítimas têm 65 e 81 e 85 anos de idade estavam internadas no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, desde o dia 15 de março.
Primeiramente, foram contados mais dois mortos, o que elevava o número para 3. Uma hora depois, foi atualizada a informação, aumentando essa triste estatística para 4.
“Os três são homens, com comorbidades e com idades de 65, 81 e 85 anos. Todos foram atendidos em hospital privado da Capital. O paciente de 81 anos é morador do município de Jundiaí e os demais de São Paulo”, disse a secretaria de saúde paulista, em nota.
Nessa terça-feira (17), o mesmo hospital divulgou a primeira morte por coronavírus no país, um homem de 62 anos que não estava nem entre os casos confirmados pelo Ministério da Saúde.
Tal exemplo mostra claramente que o ministério não está entregando os dados atualizados e corretos à população.
Outros pacientes
A Prevent Senior descartou infecção em outros dois óbitos registrados no hospital, o que elevaria o número de pacientes a 5.
Há outros dois casos sob suspeita no Brasil.
Um homem de 69 anos morreu em Niterói, Hospital Icaraí, nesta terça-feira (17). O hospital informa que “o quadro do paciente evoluiu com insuficiência respiratória aguda, sendo imediatamente submetido à entubação orotraqueal e colocado em ventilação mecânica. Ele veio a óbito às 19h08”.
A secretaria estadual de saúde deve informa em poucos dias se esse caso está ligado ao Covid-19.
Em Miguel Pereira, no sul do Rio de Janeiro, uma idosa de 63 anos morreu na tarde desta terça-feira (17). Ela também é suspeita de morrer em decorrência do novo coronavírus.
A paciente era empregada doméstica, trabalhava no Rio de Janeiro e esteve em contato direto com a patroa dela, que chegou da Itália e testou positivo para Covid-19. Não foi dispensada do trabalho e acabou sendo infectada.
Sua morte também aguarda o laudo final para saber se sua morte também será contabilizada.
LEIA MAIS
Bolsonaro anuncia medidas contra coronavírus e garante apoio do Congresso
Ajuda a desassistidos por coronavírus começa em até duas semanas, diz Guedes