O arquipélago de Fernando de Noronha, a 545 quilômetros de Recife, interrompeu todas as atividades turísticas após um caso suspeito de covid-19.
De acordo com informações do UOL, a determinação foi decretada pelo governador de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara.
A partir de sábado (21), pousos e decolagens de aeronaves estão suspensos no aeroporto local.
Comitê de crise
Ao UOL, o administrador de Noronha, Guilherme Rocha, informou que estão trabalhando com um comitê de crise. Juntamente à Vigilância Sanitária da Superintendência de Saúde e o corpo de bombeiros.
“Para tomarmos atitudes que protejam a população”, explicou.
A gestão da ilha informou inclusive o estado da mulher em suspeita de contaminação por coronavírus.
“A paciente passa bem e está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada pela vigilância epidemiológica da ilha, enquanto aguarda o resultado do exame”.
Parques fechados
Antes da suspensão de grande fluxo aéreo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, já havia emitido proibições.
Todos os parques nacionais brasileiros deveriam impedir visitas por, ao menos, uma semana, inclusive Fernando de Noronha.
Ainda segundo o UOL, a administração lembrou que somente moradores e servidores estão isentos da restrição ao transporte aéreo.
Artigos genéricos e mantimentos deverão ser destinados à ilha somente por via marítima.
Sem turistas em Noronha
Uma fonte não identificada descreveu ao UOL a situação de Noronha. “A ilha está fechada, os passeios já foram cancelados e as agências locais estão tomando todas as providências para que os turistas sejam retirados da ilha.”
Já a colaboradora de uma agência de viagens em Natal, Lidiane Azevedo, contou ao portal que mais aeronaves serão disponibilizadas.
A medida serve para que a retirada dos turistas de Noronha seja realizada dentro do prazo do fechamento do aeroporto.
Ainda segundo Lidiane, a remarcação de visitas já contratadas não será taxada.
Dada a impossibilidade de realização no momento, também serão negociadas cartas de crédito para resgate de passeios já agendados.