Milionários de sete países pediram a seus respectivos governos que aumentem os impostos para que haja recursos suficientes para cobrir programas governamentais anti-covid-19.
Eles integram o grupo Milionários pela Humanidade (Millionaires for Humanity) e se dizem dispostos a arcar com os tributos. “Aumentem os impostos que nós pagamos.”
- Conheça nossa planilha de fundos imobiliários
Conforme a página da instituição na internet, são, ao menos, 80 pessoas dentre as quais a herdeira da Walt Disney, Abigail Disney.
Impostos aos mais ricos
Ex-diretor-gerente da BlackRock, Morris Pearl também integra o grupo, além do empresário Djaffar Shalchi, que nasceu no Irã e vive na Dinamarca.
Basicamente, eles solicitam às autoridades que aumentem os impostos aos mais ricos de maneira a cobrir os bilhões de dólares em novos programas governamentais anti-covid-19.
”Hoje, nós, milionários e bilionários abaixo assinados, pedimos que nossos governos elevem impostos para pessoas como nós. Imediatamente. Substancialmente. Permanentemente”, afirma a carta aberta.
“Nós não estamos repondo as prateleiras dos supermercados ou fazendo delivery de comida de porta em porta. Mas nós temos dinheiro, muito dinheiro. Dinheiro que é urgentemente necessário agora.”
Carta aberta ao G20
O documento foi publicado antes da reunião do Grupo dos 20, no último fim de semana. E este não foi o primeiro pedido desta natureza.
Acontece que antes da pandemia abalar os orçamentos públicos, um grupo formado por aproximadamente 200 pessoas que se autodenominam Milionários Patriotas – do qual Disney e Pearl também participam – defendia um sistema tributário mais progressivo.
- Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira
Na carta aberta, os Milionários pela Humanidade alertam que a pandemia pode empurrar mais milhões de pessoas para a pobreza e sobrecarregar sistemas de saúde já inadequados.
Eles elencaram que tal sistema de saúde funciona, sobretudo, com o trabalhado de mulheres mal remuneradas. “Caridade não é a resposta.”
E acrescentaram que os líderes governamentais precisam assumir a responsabilidade por levantar os recursos necessários e gastá-los de maneira justa.
“Temos uma dívida enorme com as pessoas que trabalham nas linhas de frente desta batalha global. Os trabalhadores mais essenciais são absurdamente mal pagos pelo ônus que carregam.”
- Leia também: Empresas pressionam governo por melhor política ambiental
- Para aprender tudo sobre COE, clique aqui.