A receita com royalties dispara e turbina caixa de governos, e a França reedita disputa entre Macron e Le Pen no 2º turno. Estas são algumas das manchetes que permeiam o noticiário desta segunda-feira (11).
De acordo com O Globo, em relação aos royalties, em 2022 a arrecadação com produção de petróleo deve bater recorde, de R$ 118,7 bilhões.
Em se tratando das eleições francesas, o país foi às urnas no último domingo e repedir o feito nas próximas semanas.
Já o Valor Econômico destaca que a inflação e juro alto reduzem fatia de pobres no consumo. Percentual de pessoas com medo de gastar, mesmo com dinheiro no bolso, está em 45%, acima da média global.
No que diz respeito à Petrobras, não há margem para mudar, diz Luna e Silva. Presidente da Petrobras acredita que dificilmente a nova direção terá instrumentos para alterar a política de preços da empresa.
O Estadão informa que a reação ao racismo avança no País com ativismo e tecnologia. Provas em vídeo, redes sociais e conscientização impulsionam denúncias.
Jeff Bezos, dono da Amazon, faz aporte em fintech brasileira, elenca o periódico.
A Folha de S.Paulo, por sua vez, destaca que empreiteira usa firma de fachada e domina licitações. Segunda maior recebedora do governo atual, Engefort ganhou 53 de 99 concorrências da Codevasf.
O jornalão informa ainda que o prefeito de SP é aprovado só por 12%, diz Datafolha, e Estados ligados ao agro crescem mais durante a pandemia.
- Tenha acesso ao e-book melhores investimentos 2022
Internacional
Conforme noticiado mais cedo pelo EuQueroinvestir.com, por conta do cenário de inflação nos EUA, os depósitos bancários podem cair pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Isso porque os analistas vêm reduzindo as expectativas nas últimas semanas, à medida que as perspectivas para as taxas de juros dispararam.
De igual modo, o risco de recessão vem aumentando, dizem economistas. Eles aumentaram a probabilidade de contração econômica nos próximos 12 meses para 28%, à medida que o Federal Reserve (Fed, espécie de banco central dos EUA) aperta para conter a inflação.
Na capital Washington as autoridades debatem regras de criptomoedas, com foco em stablecoins. Os legisladores estão pressionando por mais clareza regulatória em um setor em rápido crescimento, mas os formuladores de políticas continuam em desacordo sobre como fazer isso.
A Europa, por sua vez, debate como cortar as compras de petróleo russo. As autoridades da União Europeia estão tentando fazer do petróleo o foco do próximo conjunto de medidas econômicas do bloco contra a Rússia por sua invasão da Ucrânia.
- Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!