Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Lula é interrogado por suposta venda de Medida Provisória

Lula é interrogado por suposta venda de Medida Provisória

O ex-presidente Lula será interrogado nesta quarta-feira, 19, às 14h30. O depoimento faz parte das investigações da Operação Zelotes. 

O ex-presidente Lula é interrogado nesta quarta-feira, 19, às 14h30. O depoimento faz parte das investigações da Operação Zelotes.

O depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva deveria ter acontecido no último dia 11. No entanto, foi adiado porque a defesa do ex-presidente pediu autorização para que Lula viajasse para o Vaticano. Na Itália, ele se encontrou com o papa Francisco.

A Operação Zelotes investiga uma suposta venda de Medida Provisória. A MP 471 prorrogou incentivos fiscais a concessionárias de veículos instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Lula é acusado de corrupção passiva no caso.

O depoimento acontece na 10ª Vara Federal de Brasília. Estará presente o juiz federal Vallisney de Oliveira, advogados e membros do Ministério Público Federal.

Após o depoimento, haverá prazo para alegações finais e para os últimos apelos dos réus antes da sentença.

Publicidade
Publicidade

Lula é interrogado: entenda a denúncia contra Lula

A denúncia contra o ex-presidente é assinada pelos procuradores Frederico Paiva e Hebert Mesquita. Nela, há a acusação de que Lula, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outras cinco pessoas se envolveram em esquema de corrupção para a aprovação da Medida Provisória, editada no segundo mandato de Lula. A MP foi transformada em lei em 2010.

De acordo com os procuradores, lobistas representando os grupos CAOA (Hyundai) e MMC Automotores (Mitsubishi do Brasil) teriam oferecido R$ 6 milhões para campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT) em troca da aprovação da medida provisória que prorrogava incentivos fiscais às concessionárias. Como prova dos repasses, o Ministério Público Federal anexou ao processo trocas de mensagens e anotações apreendidas com os alvos da Operação Zelotes.

Em outra ação da Zelotes investiga o pagamento de R$ 2,5 milhões a Lula e o filho Luís Cláudio, pelos mesmos lobistas.

O que diz a defesa

“O ex-presidente jamais solicitou, aceitou ou recebeu qualquer valor em contrapartida a atos de ofício que ele praticou ou deixou de praticar no cargo de Presidente da Republica”, contestou o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, na época da denúncia.