Leandro Siqueira é um dos nomes confirmados para o Cases da Bolsa, evento realizo pela EQI Investimentos, que ocorre no dia 28 de setembro, de forma online e gratuita, com o intuito de ensinar análise fundamentalista de ações na prática, com os maiores cases já criados na B3.
Criador do curso Valuation do Zero ao Avançado e co-fundador da Edufinance, escola de educação financeira, Leandro Siqueira deu início ao mundo dos investimentos antes mesmo dos 20 anos.
Insatisfeito com o curso que fazia de Engenharia Química, buscava algo que se identificasse mais e envolvesse sua paixão pelos números.
Enquanto estava na faculdade, dava aulas de monitoria para pré-vestibular, e com o dinheiro que sobrava passou a investir no mercado financeiro.
Como Leandro Siqueira chegou a esse universo, nem ele mesmo sabe, mas rapidamente entendeu que por ser jovem, poderia investir sempre um pouco mais e assumir certos riscos.
Primeiros investimentos de Leandro Siqueira
Árduo estudante e curioso no assunto, Lucas passou a pesquisar muito sobre finanças e colocou seu dinheiro na renda variável.
Entre seus primeiros investimentos estava a Petrobras (PETR3 PETR4).
Nesse momento, entendeu que o curso que fazia não tinha mais sentido para o momento em que vivia, e mudou para a faculdade de Economia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ao seu lado sempre esteve o sócio Lucas Lopes. Juntos, eles começaram a ver o mercado financeiro crescer cada vez mais.
Educação financeira foi o caminho
Criaram, então, um blog para falar sobre finanças. Esse foi o primeiro passo de um empreendimento que alçaria algo muito maior.
Paralelamente, Leandro trabalhava em um banco de investimentos e não se via fazendo aquilo para o resto da vida.
Foi quando, em 2019, os sócios criaram a Edufinance. Com pouco dinheiro investido, a ideia deles era explicar para as pessoas, com capacitação técnica, mas de maneira simples, como medir o valor de uma empresa e se o que ela está pagando em uma ação é válido ou não.
Diferencial na didática de Leandro Siqueira
Leandro já estava imerso nesse universo há muito tempo, e para ele, dar aulas e descomplicar termos já estava intrínseco no seu jeito de ser.
Isso acabou sendo seu diferencial, o tornando o frontface da empresa.
Hoje, eles vendem cursos com relatórios que equivalem a mais de 1000 páginas de conteúdo, porém, resumidos em 50 páginas.
Explicam como funcionam as engrenagens do setor: competição, barreiras de entrada e “abacaxis”; oferecem gráficos especialmente feitos para que todos entendam os dados por trás da empresa de forma prática e com uma linguagem simples e fácil.