Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Justiça pode adiar planos da JBS de mudar sede para o exterior

Justiça pode adiar planos da JBS de mudar sede para o exterior

A pretensão da JBS de se mudar para o exterior e abrir capital na Bolsa de Valores de Nova York não poderá se concretizar até 2040, aponta a Folha de S. Paulo.

Isto porque a Justiça deve manter a decisão que impede a companhia de praticar qualquer ato prejudicial ao acordo de leniência assinado com o Ministério Público Federal.

Em março deste ano, procuradores denunciaram que a J&F, que controla as empresas do grupo, vinha descumprindo os temos do acordo de leniência (delação para empresas) assinado em 2017.

Eles alegam que a empresa está dificultando o acesso a documentos. Além disso, suspeitam que o processo de internacionalização visa esvaziar o acordo assinado, com o patrimônio da empresa diminuindo e ficando insuficiente para cobrir os valores acordados (cerca de R$ 11,5 bilhões).

Pelos planos da JBS, a sede da empresa seria transferida para Luxemburgo ou Holanda.

Publicidade
Publicidade

Acordo de leniência da JBS

O acordo de leniência da JBS foi firmado em 2017, no âmbito das investigações da Operação Lava-Jato. Pelo acordo, a empresa confessa a prática de crimes. E se compromete a adotar uma série de medidas para que os erros não se repitam.

Na época, a empresa admitiu que procurava obter “boa vontade” da classe política. E que, para tanto, atendia à maioria dos pedidos de dinheiro de políticos e partidos.

A JBS nega que esteja atualmente dificultando o trabalho do Ministério Público. Reforça, ainda, que a mudança de endereço da sede é estratégica para a empresa. Mas em nada visa atrapalhar o acordo de leniência.