As operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) atingiram R$ 3,5 trilhões em janeiro, com queda de 0,4% em relação a dezembro do último ano. Os juros do crédito, porém, iniciam 2020 com alta de 7%.
Na divulgação realizada pelo Banco Central nesta quinta-feira (27) os recursos livres tiveram um aumento de 33,7% ao ano. Para as famílias esse percentual ficou em 45,6% ao ano.
Crédito ampliado
O crédito livre é ofertado por instituições financeiras, que também também regulam os juros que serão cobrados.
O crédito ampliado a famílias e empresas representou 79,3% em janeiro, crescimento de 0,9% em relação a dezembro. A variação cambial da dívida externa é uma das principais responsáveis pelo aumento.
Estoque da dívida externa
O estoque da dívida externa cresceu 5,2%. Já as captações de títulos e valores securitizados nos mercados de capitais caíram 0,8%.
Cheque especial
Uma das operações de maior destaque, de acordo com números do Banco Central, foi o cheque especial, com queda de 101,7 pontos percentuais em um período de doze meses, ficando em 165,5% ao ano.
A queda reflete a entrada em vigor da Resolução 4.765 publicada no último ano.
A resolução limitou a cobrança de juros, porém autorizou a cobrança de tarifas, a independer da utilização ou não do limite disponível dessa modalidade de crédito.
LEIA MAIS
O Segredo que os grandes bancos brasileiros não querem que você descubra
Estoque de Crédito cai 0,4% em janeiro e fica em 3,5 trilhões