Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Itaú (ITUB3 ITUB4) e Bradesco (BBDC3 BBDC4) iniciam prazo de ex-dividendos

Itaú (ITUB3 ITUB4) e Bradesco (BBDC3 BBDC4) iniciam prazo de ex-dividendos

Os prazos para ter direito a recebimento de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) de acionistas preferenciais e ordinários do Itaú, Bradesco, Telefônica (VIVT3 VIVT4) e Banestes (BEES3 BEES4) se encerram nesta e na próxima semana.

As ações da Telefonica serão negociadas com dividendos até a próxima quinta-feira (28) e a partir do dia 29 passam a ser negociadas ex-dividendos.

Os acionistas do Itaú terão o direito até a sexta-feira (29) e na segunda-feira (01/06) começa o período de ex-dividendo.

Estas também são as datas do Banestes para considerar o pagamento de JCP.

Já o Bradesco pagará JCP a quem tem ações até o dia 01º de junho, com início de negociação ex-dividendos no dia 2 de junho.

Publicidade
Publicidade

Os proventos de todas as companhias serão pagos em 1º de julho, com exceção da Telefônica, que não tem data prevista.

Confira abaixo os valores a serem distribuídos, por ação.

Fonte: Wisir Research

Como funciona

Por lei, as companhias abertas devem distribuir 25% do lucro líquido de um exercício aos seus acionistas, mas esse porcentual pode ser maior, de acordo com decisão de seus administradores, baseada nos resultados e na necessidade de recursos da empresa.

Os pagamentos de dividendos e JCP são mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, dependendo do que consta no estatuto de cada uma.

A empresa anuncia com antecedência as datas em que se baseia para a distribuição do lucro, ou seja, até que dia um acionista tem que ser detentor do papel para ter direito.

No dia posterior, chamado de ex-dividendos” ou “ex-JCP”, as cotações sofrem um ajuste para baixo, de valor equivalente ao valor do provento.

Quem adquiri-la a partir desta data, só terá direito à remuneração relativa ao período seguinte.