A educação financeira está ligada à maneira como uma pessoa se relaciona com o dinheiro e compreende as informações relacionadas a ele.
Ela se baseia em dois pilares básicos: a organização dos gastos e a alocação correta dos recursos.
Para um jovem em formação, em especial, falar sobre esses dois temas é abrir possibilidades para um futuro com menos dívidas e com mais oportunidades, tanto em termos de conforto quanto de segurança.
“O tema ainda é tabu no nosso país. Ninguém fala de dinheiro, nem dentro de casa. Aí o jovem começar a trabalhar e, quando vem o salário, a história é sempre de deslumbramento e do dinheiro sumir em poucos dias ou até horas”, analisa André Arantes, sócio da EQI Investimentos.

Para ele, é fundamental conscientizar as pessoas desde cedo para que elas estejam preparadas para lidar corretamente com o dinheiro desde o primeiro salário recebido.
E foi justamente isto que ele procurou passar aos jovens em sua primeira participação no projeto Investidor Mirim.

Juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, a EQI promoveu aulas sobre gerenciamento de recursos e operações na bolsa de valores para cerca de 40 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no bairro do Rio Vermelho.
O portal EuQueroInvestir conversou com Arantes sobre a iniciativa e ele conta que foi um sucesso: “Foi muito gratificante. Era uma aula optativa, no fim do dia. E, mesmo assim, ver o tamanho do interesse e da energia deles me surpreendeu bastante! A interação foi muito legal”, diz.
O projeto, ele conta, era um desejo antigo da EQI. “Estar nas bases, educando as crianças e os jovens, sempre foi um desejo nosso. Em algumas conversas, conseguimos o engajamento da Prefeitura de Florianópolis. Dali em diante, escolhemos uma escola piloto, desenvolvemos o material e colocamos o projeto de pé”, relembra.
Arantes afirma que a ideia é levar educação financeira para mais escolas e dar sequência, incluindo, inclusive, escolas de outras cidades.
“Hoje estamos atuando somente na cidade de Florianópolis e as escolas são selecionadas pelo próprio município. No futuro, imagino o projeto expandindo em mais escolas da região e também em outras cidades em que temos escritório da empresa e que temos profissionais disponíveis para entregar nosso conhecimento”, complementa.
“Pesquisas apontam que mais de 70% dos brasileiros estão endividados e só conseguimos mudar essa realidade se formos literalmente na raiz do problema, ensinando aos jovens como se preparar financeiramente”, complementa Juca Martins, diretor de Educação, Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis.
Quer saber mais sobre educação financeira e opções de investimento? Fale com um assessor da EQI, clicando aqui!