Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Informações irrelevantes podem piorar os seus investimentos

Informações irrelevantes podem piorar os seus investimentos

Os ruídos são aquelas informações irrelevantes e que confundem o investidor, atrapalhando na busca do que é realmente importante, o sinal

Na Grécia Antiga, o conto de Ulisses da Odisseia, narra a história de uma ilha rochosa cheia de sereias. A lenda conta que as sereias com seus cantos, atraíam os navios para as rochas, onde colidiam e afundavam. Então, Ulisses resolveu colocar cera nos ouvidos dos marinheiros.

Posteriormente, Ulisses solicitou aos marinheiros que o amarassem ao mastro do navio. Assim, ao se aproximarem da ilha, os marinheiros não conseguiram ouvir o canto das sereias. Além disso, Ulisses, mesmo atraído pelo canto, estava amarrado e, conseguiu desviar o navio do rochedo. Em suma, uma vitória!!

Diariamente, ocorre um bombardeio de informações nos diversos meios de comunicações, sendo a grande maioria apenas ruídos. Estes, nada mais são do que informações que não geram valor. Muitas vezes, os ruídos virão travestidos de maravilhosos “cantos” irresistíveis.

Geralmente, o ser humano resiste a muitas coisas, menos a tentações

Segundo Nassim Taleb – autor do Cisne Negro, matemático de formação e ex-trader- , a razão matemática entre ruído e sinal no período de uma hora, resulta em 30:1 de ruídos. Isto é, para cada uma informação relevante, são produzidas 30 informações irrelevantes.

Publicidade
Publicidade

O mesmo autor, no livro “Fooled by Randomness”, traz o exemplo de um investimento na renda variável, com expectativa de taxa de retorno de 15% ao ano, podendo passar por momentos inclusive de perda de valor devido a alta volatilidade de 10% no curto prazo. Neste caso, ele relata a probabilidade de sucesso no investimento em diversas escalas temporais.

O curto prazo é dominado pela aleatoriedade

A chance de resultados positivos praticamente se iguala aos resultados negativos no curto prazo. O excesso de informações, notícias, análises e de comentários no curto intervalo de tempo, trará muitos ruídos e consequentemente, ansiedade e frustrações ao investidor.

Isto é, não irão gerar performance no resultado final. Dessa forma, não há motivos de se checar informações e as cotações no Home Broker a cada segundo. E sim, deixar os juros compostos agirem com o tempo, ignorando a tempestade de ruídos diários.

Com prazos mais longos, os ruídos vão diminuindo e o sinal aumentando. Segundo Taleb, após um ano, a probabilidade de sucesso no investimento, com expectativa de retorno de 15%, porém com alta volatilidade, típico de investimento em ações, sobe para 93%. Para o investidor, o que importa é apenas o resultado final. Sendo assim, o ruído é apenas uma distração que o confunde.

A Fidelity, uma das maiores gestoras de investimento do mundo, realizou uma pesquisa interna entre 2003-2013, com a finalidade de verificar quais carteiras de investimento dos seus clientes se saíram melhor. O mais incrível é que os melhores resultados foram de clientes que já tinham morrido. Em segundo lugar, foram de clientes que tinham esquecido suas contas.

Muitas vezes o melhor a se fazer é não fazer nada

Nada melhor do que ignorar informações irrelevantes, muitas vezes deixando de lê-las, por exemplo. É preferível não ter um mapa, do que ter um mapa errado. Ou quem sabe, por um momento, obliterar todo o conduto auditivo externo com cera, levando a uma surdez momentânea de notícias irrelevantes no curto prazo.

No final, o primordial é o dinheiro que o investidor ganha e não as informações que ele absorve.

A simplicidade é a maior das sofisticações

Não é preciso fazer coisas extraordinárias para se ter resultados extraordinários.

No longo ciclo da vida, é mais importante não cometer erros do que tentar ser inteligente. Busque sempre uma forma de ignorar os ruídos, pois o consumo de informações irrelevantes de forma exagerada, pode ser prejudicial aos seus investimentos.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva 

Esta é a função de um Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior do que o gerente do seu banco ou corretoras digitais e monitorar o mercado em busca de oportunidades que se enquadram em sua realidade, são atribuições do Assessor de Investimentos.

O papel dele é unir seus objetivos pessoas e profissionais, momento financeiro, perfil de investidor e avaliar o mercado para te apoiar com os investimentos que estiverem alinhados com seu momento.

Disponibilizo abaixo, a oportunidade de você realizar um diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas sobre investimentos, conversando com um especialista no assunto.