Os níveis de atividade da Indústria da Construção fecharam o mês de julho próximos dos registrados no período pré-pandemia, segundo a CNI.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
A Confederação Nacional da Indústria divulgou o relatório mais recente do setor nesta segunda-feira (24).
De acordo com os dados apresentados, a UCO (Utilização da Capacidade Operacional) subiu 3 pontos percentuais de junho para julho, chegando aos 58%.
O resultado é próximo do apresentado em fevereiro, no período pré-pandemia (60%), um ponto percentual acima do registrado em julho do ano passado e maior do que a média do mês entre 2015 e 2017.
Níveis de atividade e emprego na Indústria seguem positivos
O relatório da CNI apontou também que os níveis de atividade e emprego na Indústria continuaram positivos no período entre 1 e 31 de julho.
Segundo os números divulgados nesta segunda-feira, o índice de evolução do nível de atividade saltou 3,8 pontos em relação a junho, fechando o mês em 48,1.
O indicador relacionado ao número de empregados, por sua vez, aumentou 3,4 pontos no período, passando de 43,4 para 46,8 pontos percentuais.
ICEI-Construção aumenta em agosto, segundo CNI
Segundo a CNI, o ICEI-Construção (Índice de Confiança do Empresário) em agosto teve alta de 7,7 pontos em relação a julho.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
O indicador chegou aos 54 pontos, ultrapassou a linha que divide pessimismo e otimismo e registrou seu quarto aumento consecutivo, deixando para trás a instabilidade registrada em março e abril.
Entre os componentes do ICEI-Construção, os destaques foram o indicador de expectativa e o de condições atuais, que aumentaram 7 e 9,1 pontos, respectivamente.
O aumento do índice de Condições Atuais, no entanto, ainda não foi suficiente para fazê-lo ultrapassar a linha dos 50 pontos.
O índice de Expectativas, por sua vez, alcançou 60,3 pontos, deixando fluir o otimismo grande e disseminado pela indústria da construção.
Intenção de investir também apresenta alta
O relatório da CNI sobre a sondagem da Indústria da Construção também aborda a disposição dos empresários em fazer novos investimentos no setor.
Os números mostraram que, no mês de agosto, esse indicador também apresentou alta até o momento.
O índice pulou 4,7 pontos no período, chegando aos 39,5. Apesar de ainda estar abaixo da linha de 50 pontos, o aumento serviu para se distanciar da série histórica (34,1 pontos) e, de quebra, se aproximar dos níveis pré-pandemia, em que registrava valores acima dos 40 pontos.
Desempenho por porte de empresa
Os dados da CNI apontaram que, entre julho de 2019 e julho de 2020, a utilização média da capacidade de operação (UCO) cresceu nas pequenas e grandes empresas, mas retraiu entre as médias (imagem abaixo).
O índice de evolução do nível de atividade foi maior somente entre as médias empresas na comparação interanual, situação similar à registrada em relação ao indicador de evolução no número de empregados.
O índice de nível de atividade efetivo em relação ao usual, por sua vez, sofreu retração tanto nas pequenas quanto nas médias e grandes empresas em julho de 2020, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.