A confiança dos consumidores ao redor do mundo apresentou queda recorde entre abril e junho. Foi isso o que apontou a última pesquisa do Conference Board.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
O Conference Board é usado para medir a avaliação dos consumidores na situação global. O índice caiu de 106 no início do ano para 92 na última leitura.
A pesquisa foi realizada de forma virtual com 33 mil consumidores em 68 países.
Recuperação será lenta, diz Conference Board
Segundo os entrevistados, a expectativa é que a recuperação do mercado – e, consequentemente, da confiança -, será lenta.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
Locais importantes, como Estados Unidos e grande parte da Europa, indicaram que o pessimismo permanecerá “por um período prolongado”.
O aumento da pandemia de coronavírus, as dificuldades no enfrentamento à doença e a incerteza sobre a volta dos empregos foram apontados como fatores determinantes para tal pessimismo na pesquisa do Conference Board.
Quarteto confiante
Entre os países formadores do bloco das principais economias do planeta, somente quatro mostraram confiança em ver uma rápida recuperação.
A pesquisa do Conference Board pendeu positiva apenas na Alemanha, China, Coreia do Sul e Austrália.
“Os primeiros sinais de recuperação econômica em vários mercados não indicam necessariamente rápida recuperação da confiança do consumidor nos próximos meses”, comentou Bart van Ark, economista-chefe do Conference Board, organização de grandes empresas norte-americanas.
Mudanças no padrão de consumo
A pesquisa online também detectou que o padrão de consumo das pessoas deve mudar definitivamente por conta da pandemia.
Segundo o órgão, uma parcela dos entrevistados afirmou que, entre as principais alterações no estilo de vida, estão a redução dos gastos com refeições fora de casa e férias.
Outros 20% planejam reduzir despesas com roupas e entretenimento.
Planilha de ações: baixe e faça sua análise para investir





