A prévia de dezembro do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), da Fundação Getulio Vargas (FGV) foi divulgada nesta sexta (11).
De acordo com os resultados, há sinalização de queda de 5,1 pontos no mês, indo para 140,7 pontos.
Com o resultado, o indicador estaria 3,9 pontos acima do último pico antes da pandemia, em setembro de 2015. Além disso, estaria 26 pontos acima de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.
Conforme a economista Anna Carolina Gouveia, da FGV, após a alta da incerteza no mês anterior, o IIE-Br voltou a recuar este mês.
Queda
A queda vem sob a influência favorável de notícias sobre o sucesso de testes. E, também, do início da vacinação contra a Covid-19 em outros países.
“O completo retorno à normalização da vida cotidiana e das atividades econômicas, no entanto, ainda está distante”, disse.
“Com a combinação de aumento no número de casos e de dúvidas crescentes quanto à velocidade possível de crescimento após fim dos estímulos fiscais, em 2021, mantêm o indicador na desconfortável casa dos 140 pontos”, afirmou.
Na prévia de dezembro, o componente de Mídia e de Expectativa caminharam no mesmo sentido.
O primeiro recuou 3,9 pontos, para 125,7 pontos, e o segundo, 8,1 pontos, para 183,9 pontos.
*Com Agência Brasil
Small caps: veja as ações mais recomendadas para dezembro
Rede D’Or (RDOR3): conheça a empresa do 2º maior IPO da história
Gostaria de ter orientação sobre como investir e onde? Preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos poderá ajudar em sua jornada.