A CNI divulgou nesta quarta que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de agosto subiu em 28 dos 30 setores considerados na pesquisa.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Segundo a Confederação Nacional da Indústria, em todos eles a marca dos 50 pontos, que separa o pessimismo do otimismo, foi superada, fato que ilustra a retomada da confiança do setor.
O ICEI da Indústria da Transformação saltou 8,4 pontos e atingiu 57,5, ficando bem próximo do registrado em agosto de 2019 (59,4 pontos).
O ICEI da Indústria da Construção subiu 7,7 pontos e chegou aos 54 em agosto, registrando a quarta alta consecutiva e acumulando 19,2 pontos na subida entre maio e agosto de 2020.
No recorte destinado à Indústria Extrativa, a CNI apontou que houve crescimento de 3,4 pontos no mês, com o índice alcançando 57,2.
Setores da Indústria mais confiantes
O relatório da CNI desta quarta-feira apontou que os setores da Indústria mais confiantes em agosto foram, pela ordem:
- Produtos de minerais não-metálicos (63,3%);
- Produtos de borracha (62,8%);
- Produtos de material plástico (61,7%);
- Produtos farmoquímicos e farmacêuticos (61,4%);
- Produtos de madeira (60,2%).
Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira
Setores menos confiantes, de acordo com a CNI
Na contramão, fecharam o mês de agosto como os setores menos confiantes da Indústria, segundo a CNI: Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (50,2%), impressão e reprodução de gravações (50,3%), Calçados e suas partes (50,4%), Couros e artefatos de couro (50,7%) e Outros equipamentos de transporte (50,8%).
Confiança da Indústria por regiões
A região que fechou agosto com o melhor índice de confiança na Indústria foi a Norte, com 59 pontos, de acordo com o relatório da CNI.
Na sequência apareceram, pela ordem, as regiões Sul (58) Nordeste (56,5), Centro-Oeste (56,4) e Sudeste (55,3).
A confiança do setor foi maior principalmente nas empresas de grande porte (57,8%). Nas médias, ficou um ponto abaixo e, nas pequenas, caiu para 55,1 pontos em agosto, também acima da linha divisória.
Planilha de Ações: baixe e faça sua análise para investir