Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ibovespa opera em alta, acompanhando cenário favorável exterior

Ibovespa opera em alta, acompanhando cenário favorável exterior

O Ibovespa opera em alta de 1,01%, aos 122.866 pontos, perto das 13h55, nesta sexta-feira (6).

O Ibovespa trabalha em campo positivo no último pregão da semana. Com os números da geração de emprego acima das expectativas nos Estados Unidos em julho, indica que a economia está se recuperando. A bolsa pega carona e tenta recuperar as perdas recentes. Entretanto, continuam pesando os riscos institucionais e políticos, além das preocupações crescentes dos investidores em relação ao fiscal.

O que mais mexe no Ibovespa

A temporada de balanços segue hoje com Banco ABC Brasil (ABCB4), M. Dias Branco (MDIA3), Celesc (CLSC4) e Renova (RNEW).

Apesar dos bons resultados apresentados até aqui pelas empresas, os ruídos de Brasília provocam volatilidade.

Seguem as tensões entre Executivo e Judiciário, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, cancelando a reunião entre poderes. Bolsonaro segue em rota de colisão com os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Publicidade
Publicidade

Ainda sobre o mesmo tema – confiabilidade ou não do sistema eleitoral brasileiro -, a Comissão Especial da Casa rejeitou o parecer do deputado Filipe Barros sobre a emenda que propõe o voto impresso. No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, já afirmou que o caráter da comissão é opinativo e que ele pode levar o texto à votação do plenário, mesmo com a rejeição, sinalizando apoio à bandeira de Bolsonaro.

Por fim, a Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto que autoriza a privatização dos Correios. O texto segue agora para o Senado.

Exterior

Hoje foi divulgado o principal indicador econômico da semana, o payroll, folha de pagamentos não-agrícolas oficial dos EUA, que surpreendeu positivamente. 

Em julho, os EUA criaram 943 mil vagas e a taxa de desemprego diminuiu 0,5 ponto, passando para 5,4%. A expectativa do mercado era por taxa de desemprego de 5,7% e 870 mil novas vagas. Comparativamente, em junho, foram 938 mil (revisados de 850 mil) novas vagas. 

O resultado acima da projeção indica que a economia segue se recuperando bem e ainda tem fôlego para avançar a uma taxa razoável. O que favorece o discurso de que está chegando a hora do tapering pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano, que já vem sinalizando que deve realizar a retirada de estímulos em breve. 

Complementando o cenário do emprego nos EUA, os pedidos iniciais por seguro-desemprego, divulgados ontem (5), vieram em linha com a projeção: 385 mil, com redução dos 399 mil da semana anterior.

Ibovespa: ações

As ações da IRB Brasil (IRBR3) são destaque na sessão do Ibovespa. Por volta das 13h55, os papéis da companhia tinham alta de 4,26%.

Em seguida, a Eletrobras (ELET3), que têm alta de 3,99%.

A terceira alta do dia é da JHSF (JHSF3), que tem obtido elevação de 3,97%.

Então, vem a Santander (SANB11), com valorização de 3,41%, e a Eletrobras (ELET6), com alta de 3,29%, fechando a lista.

Dólar

O dólar tem queda de 0,36%, a R$ 5,2298, por volta das 13h55.

A moeda apresentava pouca alteração contra o real na manhã de hoje, após saltar mais de 1% nas máximas do pregão na esteira de dados fortes sobre o emprego nos Estados Unidos, enquanto os investidores continuavam de olho nos juros e nas tensões fiscais locais.