O Ibovespa opera em alta de 1,01%, aos 122.866 pontos, perto das 13h55, nesta sexta-feira (6).
O Ibovespa trabalha em campo positivo no último pregão da semana. Com os números da geração de emprego acima das expectativas nos Estados Unidos em julho, indica que a economia está se recuperando. A bolsa pega carona e tenta recuperar as perdas recentes. Entretanto, continuam pesando os riscos institucionais e políticos, além das preocupações crescentes dos investidores em relação ao fiscal.
O que mais mexe no Ibovespa
A temporada de balanços segue hoje com Banco ABC Brasil (ABCB4), M. Dias Branco (MDIA3), Celesc (CLSC4) e Renova (RNEW).
Apesar dos bons resultados apresentados até aqui pelas empresas, os ruídos de Brasília provocam volatilidade.
Seguem as tensões entre Executivo e Judiciário, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, cancelando a reunião entre poderes. Bolsonaro segue em rota de colisão com os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Ainda sobre o mesmo tema – confiabilidade ou não do sistema eleitoral brasileiro -, a Comissão Especial da Casa rejeitou o parecer do deputado Filipe Barros sobre a emenda que propõe o voto impresso. No entanto, o presidente da Câmara, Arthur Lira, já afirmou que o caráter da comissão é opinativo e que ele pode levar o texto à votação do plenário, mesmo com a rejeição, sinalizando apoio à bandeira de Bolsonaro.
Por fim, a Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto que autoriza a privatização dos Correios. O texto segue agora para o Senado.
Exterior
Hoje foi divulgado o principal indicador econômico da semana, o payroll, folha de pagamentos não-agrícolas oficial dos EUA, que surpreendeu positivamente.
Em julho, os EUA criaram 943 mil vagas e a taxa de desemprego diminuiu 0,5 ponto, passando para 5,4%. A expectativa do mercado era por taxa de desemprego de 5,7% e 870 mil novas vagas. Comparativamente, em junho, foram 938 mil (revisados de 850 mil) novas vagas.
O resultado acima da projeção indica que a economia segue se recuperando bem e ainda tem fôlego para avançar a uma taxa razoável. O que favorece o discurso de que está chegando a hora do tapering pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano, que já vem sinalizando que deve realizar a retirada de estímulos em breve.
Complementando o cenário do emprego nos EUA, os pedidos iniciais por seguro-desemprego, divulgados ontem (5), vieram em linha com a projeção: 385 mil, com redução dos 399 mil da semana anterior.
Ibovespa: ações
As ações da IRB Brasil (IRBR3) são destaque na sessão do Ibovespa. Por volta das 13h55, os papéis da companhia tinham alta de 4,26%.
Em seguida, a Eletrobras (ELET3), que têm alta de 3,99%.
A terceira alta do dia é da JHSF (JHSF3), que tem obtido elevação de 3,97%.
Então, vem a Santander (SANB11), com valorização de 3,41%, e a Eletrobras (ELET6), com alta de 3,29%, fechando a lista.
Dólar
O dólar tem queda de 0,36%, a R$ 5,2298, por volta das 13h55.
A moeda apresentava pouca alteração contra o real na manhã de hoje, após saltar mais de 1% nas máximas do pregão na esteira de dados fortes sobre o emprego nos Estados Unidos, enquanto os investidores continuavam de olho nos juros e nas tensões fiscais locais.