A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) designou na última sexta feira as companhias chinesas Huawei e ZTE, por riscos à segurança nacional. Ademais, a votação foi unanime, por 5 votos à 0. Portanto as empresas ficaram de fora do subsídio de telecomunicações.
O subsidio se trata de um fundo do governo de US $ 8,5 bilhões para a compra de equipamentos. Além da decisão de não conceder o subsidio, o órgão de regulação de telecomunicações exigiu que as operadoras removam e substituam equipamentos da Huawei das redes já existentes. Diante dessa exigência, o custo para realizá-la seria superior a US $ 2 bilhões.
Diante da decisão, operadoras rurais dos EUA ficam proibidas de adquirirem equipamentos das marcas. Segundo o jornal de grande circulação, The Washington Post, o uso de equipamentos Huawei e ZTE não é generalizado nas redes de telefonia e internet dos EUA. Portanto, sendo limitados a pequenos provedores de telecomunicações rurais. Segundo o jornal, essas empresas rurais são dependentes desse subsídios federais para sobreviverem.
Em resposta, a empresa Huawei afirmou que a ordem que destaca a empresa chinesa como uma ameaça à segurança nacional é ilegal. Salvo que não existem evidências que confirmem.
Conheça a Huawai e a ZTE
A Huawei Technologies Co. Ltd. é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. Contudo, o grande problema na visão do FCC, é a empresa ser sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China. Contudo, ela é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo.
Já a ZTE, é uma empresa de telecomunicações que fabrica e presta serviços em soluções de rede e dispositivos móveis. Contudo, se assemelha a Huawai por ter sede em Shenzhen, na China.
Mesmo após o possível avanço do acordo entre os EUA e a China, na última semana, os produtos chineses continuam sendo retaliados no país norte-americano.
LEIA MAIS:
EUA e China estão perto de selar acordo comercial, diz secretário americano de comércio
Oferta bilionária de ações do BNDES ameaça rali da JBS
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.





