Para quem quer entrar na bolsa, sempre surge a dúvida: qual é a hora certa de comprar ou vender ações?
A regrinha básica é conhecida: compra na baixa, vende na alta.
Mas é preciso atenção a um detalhe importante: é sempre melhor investir em valor, ou seja, em empresas produtivas, que apresentam lucros sustentáveis e consistentes.
Comprar na baixa ações de uma empresa em decadência não será um bom negócio. Porque ela pode não se recuperar, nem a longo prazo.
Assim como vender ações de uma empresa que não para de valorizar também não é inteligente. Isso porque se estará abrindo mão de uma valorização ainda maior que, possivelmente, virá no futuro.
É preciso lembrar sempre que quanto mais uma empresa produz, mais as pessoas vão querer comprar suas ações e, consequentemente, o preço de cada ação individual aumenta.
Então, a regra básica passa a ser: comprar quando a ação de uma empresa boa estiver a um preço justo ou barato, por circunstâncias que apontem que o negócio tende a melhorar.
E vender quando tiver sinais de que a empresa por trás da ação começou a ter prejuízos e a tendência não é animadora.
Para fazer essa análise, é importante acompanhar todas as informações disponíveis da empresa, desde balanços, notas sobre o setor e possíveis impactos da economia e da política nessa companhia. Também é relevante acompanhar o preço dos ativos e ver se o preço da ação está em ascensão ou queda. Boa sorte!






