De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a greve dos petroleiros inicia a sua terceira semana com efetivos reduzidos em 56 plataformas e 12 refinarias, informa o jornal Valor Econômico.
A Petrobras, por sua vez, nega impactos na produção, mas, há dúvidas sobre o quanto a estatal conseguirá suportar as operações com o seu quadro desfalcado.
A FUP trabalha com uma estimativa que conta com mais de 20 mil adesões. De acordo com o Valor, trabalhadores de 12 refinarias aderiram: Reman (AM), Lubnor (CE), Rnest (PE), Rlam (BA), Regap (MG), Reduc (RJ), Replan (SP), Recap (SP), Repar (PR) e Refasp (RS).
Sob condições de anonimato, fontes disseram ao jornal Valor que, por conta de os estoques serem muito altos, suportam um mês de greve “sem grandes sustos”. Também há o fator da forte presença de importadores que reduz a chances de desabastecimento.
Mas, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) alerta para o fato de que, se a greve permanecer pode haver, no curto prazo, impactos na produção.





