O governo do Rio de Janeiro estuda solicitar à Polícia Militar a interdição das praias, de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo. A medida visa conter a disseminação do coronavírus.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (13) pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.
“Em que pese as praias serem de jurisdição federal, o policiamento militar tem sua obrigação. E, nesse caso, tratando-se de uma pandemia, não só os bombeiros, como a Defesa Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal serão chamados e nós não permitiremos aglomeração de banhistas nas praias”, anunciou o governador.
Por esse motivo, ele pretende ainda limitar o acesso da população a shoppings e locais de grande aglomeração de pessoas, enquanto a doença estiver com casos no estado e em algumas cidades do Brasil.
Governador faz apelo ao presidente
Para tentar conter o avanço da doença, Witzel fez um apelo ao presidente Jair Bolsonaro, para que ele crie um programa com fundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O objetivo seria auxiliar os estados no combate à epidemia, especialmente aqueles setores mais afetados pela crise, como os produtores de petróleo.
“Peço imediatamente que seja criado um programa de compensação financeira para que não tenhamos prejuízo à nossa população, aos servidores públicos e ao estado do Rio de Janeiro como um todo. Presidente Bolsonaro, precisamos unir a nação”, afirmou o governador.