Otávio Rêgo de Barros, porta-voz da presidência, fez um pronunciamento sobre o coronavírus na sexta e avisou: as recomendações podem virar determinações.
De acordo com a Agência Reuters, Rêgo Barros informou que a palavra de ordem no Governo nesse momento é “prudência”.
“Passamos da fase de orientações para a fase de recomendações”, afirmou. “Poder-se-á vir à fase de determinações”, acrescentou Barros, citando que as medidas de prevenção e monitoramento foram intensificadas.
“Tranquilizar o povo”
A rápida propagação do coronavírus em território nacional vem causando pânico em setores da população.
Por conta disso, Otávio Rêgo de Barros assegurou que a prioridade do governo agora é “tranquilizar o povo”.
Segundo o porta-voz da presidência da República, “o Sistema de Saúde brasileiro já deu conta de problemas semelhantes.
Rêgo Barros citou o H1N1 e o Zika vírus como exemplos e lembrou, inclusive, que o Brasil foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como “referência”.
“A administração federal continua atuando diligentemente com ações e programas de governo. O momento é de prudência”, pregou.
“Continuamos prontos para proteger nossa população. Estamos todos mobilizados e preparados. Agora é hora de tranquilizar o nosso povo”, finalizou o porta-voz.
Números do coronavírus
Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrava até quinta-feira 77 casos confirmados do novo coronavírus e tinha 1.422 casos suspeitos.
O primeiro paciente que apresentou sintomas da Covid-19 no País teve sua cura anunciada pelo ministério na sexta-feira (13).
Coronavírus ataca a frágil economia da Itália
São Paulo deve receber R$ 94 milhões para combater coronavírus