A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República confirmou nesta quinta(12) que o titular da pasta, o secretário Fábio Wajngarten, está com Covid-19.
A infecção pelo novo coronavírus foi confirmada em exame de contraprova.
“O secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença”, diz a nota da Secom.
Wajngarten integrou a comitiva presidencial na recente viagem do presidente Jair Bolsonaro à Flórida, nos Estados Unidos.
Bolsonaro não tem sintomas da doença, mas fará exames sobre o coronavírus nesta sexta. O presidente e a equipe estão sendo monitorados pela equipe médica do Palácio do Planalto.
Medidas para preservar saúde de Bolsonaro
A comitiva presidencial retornou ao Brasil na madrugada de quarta (11).
Segundo a Secom, o Serviço Médico da Presidência está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde de Bolsonaro e de toda comitiva que o acompanhou aos Estados Unidos, assim como dos servidores do Palácio do Planalto.
O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas adotem as medidas cautelares necessárias.
Durante a viagem, Bolsonaro e sua equipe se reuniram com várias autoridades, incluindo o presidente americano Donald Trump.
Trump não foi testado
Nesta terça, a rede de notícias CNN publicou que Trump não foi testado para o coronavírus.
Segundo a rede, a confirmação foi dada pela Casa Branca.
Antes da afirmação oficial, a dúvida sobre a aplicação repercutiu porque Trump esteve próximo a políticos americanos que estão em quarentena por terem tido contato com pessoas infectadas.
De acordo com a CNN, a secretária de imprensa da Casa Branca, Stephanie Grisham, justificou a decisão. “O presidente não recebeu o teste de Covid-19 porque não teve contato prolongado com nenhum paciente conhecido e confirmado com Covid-19″
E acrescentou: “Ele não apresentou sintomas. O presidente Trump permanece com excelente saúde e seu médico continuará monitorando-o de perto.”
Bolsonaro cancela viagem
Em entrevista coletiva, em Brasília, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou que as medidas preventivas que serão adotadas pelo presidente serão discutidas pela sua equipe de saúde e segurança, mas que deve ser seguido o plano de contingência.
“Há um plano de contingência para todas as pessoas. Esse plano não muda se é para o presidente, se é para o ministro ou se é para um cidadão que não ocupa nenhuma função pública. Não tem nenhuma modificação”, disse.
Bolsonaro já cancelou a viagem que faria a Mossoró (RN), nesta quinta-feira, por razões de segurança sanitária.
O Brasil tem 60 casos confirmados de coronavírus e 930 em investigação.
*com Agência Brasil
LEIA MAIS:
Trump pode declarar emergência para liberar verba contra coronavírus
Congresso deve liberar até R$ 5 bilhões para combate ao coronavírus