O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou, nessa segunda-feira (16), que “está pronto” para usar sua capacidade de empréstimo de US$ 1 trilhão para ajudar países ao redor do mundo que estão lutando com o impacto humanitário e econômico causados pela pandemia do coronavírus.
“Como primeira linha de defesa, o Fundo pode colocar em prática suas ferramentas para responder a emergências e realizar rápido desembolso para ajudar os países com necessidades urgentes em suas balanças de pagamentos”, declarou Kristalina Georgieva, Diretora do FMI.
Georgieva também revelou que o FMI já tem 40 acordos em andamentos com compromissos em torno de US$ 200 bilhões. “Em muitos casos, esses acordos podem fornecer outro meio para o rápido desembolso de financiamento para crises”, acrescentou a diretora do Fundo Monetário Internacional.
A gestora também destacou que o Fundo de Contenção e Alívio de Catástrofes pode ajudar os países mais pobres com alívio imediato da dívida. Segundo Georgieva, esse fundo pode “liberar recursos vitais para gastos em saúde, contenção e mitigação”, informa a CNBC.