A Fitch Ratings baixou a nota de solidez financeira do Reino Unido, na sexta-feira (27), para AA-. Uma perspectiva negativa, devido ao enfraquecimento significativo das finanças públicas, causada pelo impacto da epidemia do Covid-19. De acordo com a reportagem da Agence France-Presse.
Em um comunicado, a Fitch explicou a redução: “reflete os graves danos à economia britânica, a curto prazo. Causados pela epidemia do novo coronavírus. E a incerteza persistente envolvendo as relações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia após o Brexit.”.
A agência Fitch Rating é uma das três maiores do ramo em classificação de risco de crédito, competindo com a Standar & Poor’s e a Moody’s. Segundo a Fitch, a resposta política necessária para conter a epidemia de coronavírus vai levar a um forte aumento dos índices de déficit e dívida do governo. Em que será conduzido uma aceleração na queda das finanças públicas no médio prazo.
A incerteza envolvendo as relações comerciais com a União Europeia, poderá limitar a força da recuperação econômica após a crise, de acordo com a Fitch.
O Reino Unido fechou todos os setores de sua economia, para conter a propagação do coronavírus. As medidas tomadas poderão levar a uma contração no segundo trimestre, conforme advertiu a Fitch. No Reino Unido, atualmente mais de 14.740 pessoas foram infectadas com o vírus e 761 morreram.