Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
FecomercioSP indica que comércio varejista deve fechar ano em queda

FecomercioSP indica que comércio varejista deve fechar ano em queda

A FecomercioSP divulgou nesta terça-feira que o comércio varejista deve fechar 2020 com uma queda de 6,7% em relação ao ano passado.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

Isso significa um faturamento de R$ 111,31 milhões, receita 25,2% menor do que a obtida em todo o ano de 2019 pelo setor.

Segundo a FecomercioSP, o pior mês até agora foi o de abril, o primeiro após o início da pandemia, com perda de 81% nas receitas em relação ao mesmo mês de 2019.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Publicidade
Publicidade

FecomercioSP lista setores mais prejudicados

De acordo com a FecomercioSP, os setores mais prejudicados no ano foram os de vestuário, tecidos e calçados.

Logo na sequência aparecem o segmento de materiais de construção, com 17,6% de queda, lojas de móveis e decoração (-13,3%), veículos, motos, partes e peças (-11,4%) e lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (-8,1%).

Na contramão aparecem como setores que melhoraram o faturamento durante a pandemia as farmácias (2,8% de crescimento) e as perfumarias, com melhora de 5,4% nas vendas em relação a 2019.

“Os dados reforçam os prejuízos causados pelo fechamento das lojas físicas das atividades consideradas não essenciais em grande parte das cidades do Brasil”, comentou a FecomercioSP, em comunicado.

“Somado a esse fato, a crise provocada pelo coronavírus aumentou o desemprego, diminuiu a renda de muitas famílias, e tudo isso impactou no consumo desses itens”, completou o órgão.

“Esses lojistas foram obrigados a procurar novas formas de vendas desde o início da pandemia. O jeito para os varejistas já adeptos do mundo virtual foi intensificar as vendas no comércio eletrônico”, finalizou.

Planilha de Açõesbaixe e faça sua análise para investir