A FecomercioSP divulgou nesta terça-feira que o comércio varejista deve fechar 2020 com uma queda de 6,7% em relação ao ano passado.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
Isso significa um faturamento de R$ 111,31 milhões, receita 25,2% menor do que a obtida em todo o ano de 2019 pelo setor.
Segundo a FecomercioSP, o pior mês até agora foi o de abril, o primeiro após o início da pandemia, com perda de 81% nas receitas em relação ao mesmo mês de 2019.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
FecomercioSP lista setores mais prejudicados
De acordo com a FecomercioSP, os setores mais prejudicados no ano foram os de vestuário, tecidos e calçados.
Logo na sequência aparecem o segmento de materiais de construção, com 17,6% de queda, lojas de móveis e decoração (-13,3%), veículos, motos, partes e peças (-11,4%) e lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (-8,1%).
Na contramão aparecem como setores que melhoraram o faturamento durante a pandemia as farmácias (2,8% de crescimento) e as perfumarias, com melhora de 5,4% nas vendas em relação a 2019.
“Os dados reforçam os prejuízos causados pelo fechamento das lojas físicas das atividades consideradas não essenciais em grande parte das cidades do Brasil”, comentou a FecomercioSP, em comunicado.
“Somado a esse fato, a crise provocada pelo coronavírus aumentou o desemprego, diminuiu a renda de muitas famílias, e tudo isso impactou no consumo desses itens”, completou o órgão.
“Esses lojistas foram obrigados a procurar novas formas de vendas desde o início da pandemia. O jeito para os varejistas já adeptos do mundo virtual foi intensificar as vendas no comércio eletrônico”, finalizou.