Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
EUA pode ser o novo epicentro de coronavírus, diz OMS

EUA pode ser o novo epicentro de coronavírus, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que Nova York, nos Estados Unidos, virou o novo epicentro da pandemia de coronavírus. Com mais de 20.875 pessoas com a Covid-19, e ao menos 157 mortos, a região é responsável por metade dos casos americanos. E quase 6% de todo o mundo.

O governo de Nova York vai exigir aumento obrigatório de 50% na capacidade dos hospitais estaduais. O objetivo é para que aguentem o fluxo de pacientes infectados pelo coronavírus.

“Não acho irracional pedir um aumento de 100%. Mas será preciso, no mínimo, um aumento de 50%”, disse o governador  Andrew Cuomo, na segunda-feira (23).

Segundo o jornal americano The New York Times, cerca de 13% dos pacientes em Nova York foram hospitalizados. E a maioria com idade superior a 70 anos. Mas a maioria dos infectados tem entre 18 e 49 anos de idade, acrescentou o governo.

Preocupação

Mas a preocupação da OMS é que nas últimas 24 horas, 40% dos novos casos de Covid-19 foram registrados em território americano.

Publicidade
Publicidade

Atualmente o país tem  43.499 casos confirmados de coronavírus e 537 mortes. Autoridades locais já expressaram preocupação de que o país possa ultrapassar a Itália. Ou até a China, com número de contaminações.

Os dados foram recebidos pela OMS, que os considerou “alarmantes”. Mais informações devem ser publicadas ainda nesta terça-feira (24), informou o site Uol.

Oficialmente, a OMS contabiliza 334 mil casos até a noite de segunda-feira, com 14,5 mil mortes. “Mas devemos nos preparar para um salto importante, com base nos dados que recebemos ao longo da noite”, indicou Margaret Harris, porta-voz da OMS.

Segundo ela, 85% de todos os novos casos estão sendo registrados na Europa e EUA. Mas rapidamente a situação americana está se deteriorando. 40% de todos os novos casos seriam americanos. “Há um enorme surto e que está aumentando”, explicou.

Para a OMS, os EUA têm o potencial de se transformar no novo epicentro da pandemia no mundo “Estamos vendo uma progressão muito rápida no número de casos nos EUA”, alertou Harris.