Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Erros que o investidor iniciante comete na bolsa

Erros que o investidor iniciante comete na bolsa

O atual cenário pegou todo mundo de surpresa. Desde ao pequeno investidor ao mais experiente. Renda fixa rendendo pouco, muitos iniciantes decidiram migrar seus investimentos para Bolsa.

No ano passado o indicador do desempenho médio das ações negociadas na bolsa, o Ibovespa, obteve um aumento de 32%. Isso a deixou mais atrativa para investidores.

Mas com a pandemia as oscilações do mercado deixaram os iniciantes assustados. Quem já investe há mais tempo, sabe que é preciso diversificar a carteira. E que é preciso deixar recursos em renda fixa com liquidez imediata.

O brasileiro quer tudo para ontem e essa cultura imediatista atrapalha quando se diz respeito a finanças. É preciso dedicar tempo em estudos e análises para alocar o dinheiro corretamente.

Não se fica rico da noite para o dia

Engana-se quem acha que ficará rico do dia para noite na bolsa de valores. Paciência e dedicação já é um grande passo.

Publicidade
Publicidade

Os investidores de sucesso não alcançaram a liberdade financeira aumentando a aposta. Mas sim, reinvestindo os lucros das operações com ações em outros ativos de qualidade e deixando os juros compostos fazerem seu trabalho.

Um exemplo de equívoco, é quando a pessoa saca o cheque especial ou vende um bem e investe em ações, acreditando que o aporte lhe trará rendimentos certos e superiores ao empréstimo. Parece loucura, mas acontece na prática.

Se você quer investir e não possui muitos recursos, existem alternativas de baixo valor no mercado. Atualmente, é possível comprar ações de boas empresa por menos de R$ 10,00.

Não se iluda com operações de curto prazo

Operações como Day Trade não é algo indicado para iniciantes. Essa modalidade costuma encher os olhos de que está começando. Mas cuidado, requer conhecimento, tempo e acompanhamento diário. Existem algumas regras que vão além de comprar e vender ativos, tem toda uma especulação por de trás.

Sendo assim, operações de curto prazo são mais indicadas para quem tem conhecimento e experiência de mercado. Isso porque como trata-se de pura especulação, não é possível afirmar com 100% de certeza para onde irá caminhar as cotações do ativo.

Riscos vão sempre existir

Não existe investimento sem risco, por mais seguro que um ativo possa ser. Desde o mais simples ao mais complexo, todos têm. Alguns mais que outros. Precisa-se ter essa consciência ao fazer qualquer tipo de investimento. Os riscos vão sempre existir.

Por fim, aquele velho ditado de não colocar todos os ovos na mesma cesta, sempre é uma boa pedida.