Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Empresário cria equipamentos de ginástica que hoje valem 2,2 bilhões de euros

Empresário cria equipamentos de ginástica que hoje valem 2,2 bilhões de euros

Você pode nunca ter ouvido falar de Nerio Alessandri, mas com certeza já usou algum equipamento de ginástica criado por ele. Alessandri é o fundador da Technogym, uma das marcas de equipamentos para ginástica mais conhecidas mundialmente, com 50 milhões de usuários no mundo todo em 100 países. As informações são do portal CNBC. Lucro da […]

Você pode nunca ter ouvido falar de Nerio Alessandri, mas com certeza já usou algum equipamento de ginástica criado por ele.

Alessandri é o fundador da Technogym, uma das marcas de equipamentos para ginástica mais conhecidas mundialmente, com 50 milhões de usuários no mundo todo em 100 países. As informações são do portal CNBC.

Lucro da empresa

O negócio atualmente vale aproximadamente 2,2 bilhões de euros (US $ 2,4 bilhões) e, desde que foi aberto na bolsa de Milão, em maio de 2016, o preço de suas ações aumentou em 156%.

Fundada em 1983, a empresa que agora fábrica produtos variados, de pesos livres a máquinas de remo, já forneceu bicicletas ergométricas, esteiras e muito mais para grandes eventos como os Jogos Olímpicos

Este ano, fornecerá equipamentos para o evento que acontece em julho na cidade de Tóquio, no Japão. Também patrocinou equipes de Fórmula 1 e times de futebol, incluindo o A.C. Milan.

Publicidade
Publicidade

Sustentável

Em declarações à CNBC, Alessandri disse que ser autofinanciado ajudou no crescimento da empresa de forma sustentável nos primeiros dias. Isso porque, ele mantinha um fluxo de caixa constante, fazendo com que os clientes pagassem a metade do preço antecipadamente e depois a outra metade na entrega.

De fato, ele diz que foi há apenas 12 anos – cerca de 25 anos após sua fundação – que a Technogym assumiu o investimento em private equity, atribuindo parte desse sucesso ao crescimento “sustentável” e “lucrativo”.

Onde tudo começou

Alessandri começou projetando os primeiros protótipos de seus equipamentos de ginástica na garagem da casa de sua família, localizada perto de Cesena, na Itália.

Nascido em uma família de agricultores, Alessandri descreve em seu livro “Born to Move” como foi sua criação na infância, época que seus pais não tinham muito dinheiro.

Seu início no mundo profissional foi precoce. Aos 10 anos, começou ajudando seus pais a embalar frutas no armazém de seu avô. Aos 12, que ele percebeu seu talento para negócios e passou a ganhar dinheiro extra por meio de sua paixão pelo desenho técnico e mecânico.

Fundação da Technogym

Pouco tempo depois de concluir o ensino médio, Alessandri ficou inquieto e passou a querer construir um negócio próprio. Inicialmente, ele revisitou seu sonho de infância de se tornar estilista e enviou uma carta ao lendário designer italiano Giorgio Armani, que estava abrindo uma loja na região.

Apesar disso, ele nunca teve contato de fato com Armani. Mas, enquanto continuava com seu trabalho diurno, passou a se interessar também pelo mundo fitness depois de visitar uma academia local e ver que ela oferecia aos seus alunos apenas equipamentos mais básicos.

Assim, ao ver a oportunidade de usar bem suas habilidades de design, ele começou a projetar equipamentos na garagem de sua casa. E, em 1983, aos 22 anos, fundou a Technogym.

Quando os pedidos de seus equipamentos de ginástica começaram a chegar, Alessandri deixou o emprego e, conforme a demanda ia aumentando, ele mudou seu negócio para uma antiga fábrica de colchões.

 Fatores que contribuíram para o sucesso da empresa

Alessandri disse que outro fator por trás do sucesso da Technogym é o foco na cultura.

Ele disse ao portal CNBC que seu objetivo principal era “deixar um legado para a próxima geração”, que só seria possível através de uma cultura forte.

Para ele, parte disso se resume a manter uma “curiosidade aguçada” e a “paixão” pelos negócios, alimentando sempre a “melhoria contínua” com honestidade e transparência.