Os acordos que estão sendo negociados entre o Executivo e o Congresso podem destravar o projeto de privatização da Eletrobras. Líderes estão reivindicando mudanças para garantir que não haja aumentos na conta de luz e o Ministério da Economia se mostra inclinado a negociar, informou o jornal O Estado de S.Paulo.
Com isso, as ações preferenciais e ordinárias da Eletrobras estão entre as maiores altas da bolsa nessa quinta-feira (9). ELET6 subia 8,12%% às 12h20, cotada a R$ 37,41. E ELET3 tinha alta de 8,09%, a R$ 36,59.
Senadores querem elevar o valor destinado à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é cobrada mensalmente na conta de luz, a fim de reduzir esse desconto. Eles pleiteiam que 50% da receita de privatização vá para essa conta. Na proposta original era 30%.
“Golden share”
Outro tema em discussão é a inclusão no projeto de lei a possibilidade de adoção das ações denominadas “golden share”. São papéis de classe especial que dão ao governo poder de veto em questões estratégicas. Também se discute a criação de um fundo destinado especificamente para investimentos na Região Norte, informou o Valor.
No entanto, o governo teme que, com essas mudanças, a arrecadação com a venda da estatal seja reduzida. O projeto foi encaminhado pelo Executivo ao Congresso em novembro passado e está parado. As maiores resistências estão no Senado.





