Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Você sabe a diferença entre isolamento e quarentena?

Você sabe a diferença entre isolamento e quarentena?

Diante da pandemia do coronavírus, muitas pessoas questionam qual diferença entre quarentena e isolamento. Segundo a Portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde, a quarentena consiste em um ato administrativo, que estabelece o tempo e o serviços de saúde em determinado local. “A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário”, prevê o documento. As informações são da Agência Brasil.

Mas o isolamento tem o objetivo de separar pessoas com sintomas das assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, para mitigar os riscos de disseminação da doença. Sendo assim, o isolamento pode ser feito em casa, ou em hospitais públicos e privados.

A norma do Ministério da Saúde afirma que o isolamento é realizado por 14 dias, período necessário para o vírus se manifestar no corpo, podendo ser prorrogado, de acordo com os resultados dos exames.

“O isolamento não é obrigatório, não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas. Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Já a quarentena, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida obrigatória, restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Ambas são medidas de saúde pública consideradas fundamentais para o enfrentamento da pandemia e Covid-19.

Publicidade
Publicidade

Viagens

Desde meados de março, a pasta orientou que todos viajantes internacionais devem ficar em isolamento, devendo permanecer em domicílio por 7 dias. Em caso de febre com tosse e falta de ar, a indicação é que procurem uma unidade de saúde. Já nos casos de somente tosse, ou coriza, ou mal-estar, ou febre, uma alteranativa é ligar para o 136 para receber as devidas orientações de saúde.

Medidas básicas

O Ministério da Saúde indica atitudes básicas de higiene, como evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e descartá-lo no lugar adequado.