Os candidatos presidenciais democratas quebraram o recorde de audiência na semana passada, atraindo uma audiência combinada de 19,7 milhões para o último debate primário. Exibida na NBC e na MSNBC no Paris Theatre em Las Vegas, a transmissão foi a mais assistida na história dos debates primários presidenciais democratas.
A transmissão superou o recordista anterior em junho, quando 18,1 milhões de telespectadores sintonizaram NBC, MSNBC e Telemundo no segundo debate democrata do atual ciclo eleitoral.
Antes do debate da última quarta-feira (20), o interesse dos telespectadores nas batalhas democratas parecia se estabilizar. Desde outubro, uma média de aproximadamente seis a oito milhões de pessoas participou dos últimos cinco debates, de acordo com as classificações da Nielsen.
O total de visualizações do debate dos democratas nas duas redes superou outros dois eventos ao vivo no horário nobre deste ano, o Grammy Awards (18,7 milhões de espectadores na CBS) e o Globo de Ouro (18,3 milhões na NBC).
O debate de quarta-feira pode ter gerado interesse graças à inclusão de um recém-chegado: Michael R. Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, que gastou centenas de milhões de dólares em comerciais de televisão e anúncios online desde que entrou na corrida em novembro.
Bloomberg não está na votação para o próximo concurso – os caucuses de Nevada neste sábado -, mas executivos rivais da televisão sinalizaram antes do debate de quarta-feira que o interesse dos telespectadores ficaria abalado com a perspectiva de assistir o bilionário misturando-o com cinco rivais democratas.
A grande maioria dos espectadores não se afastou ao longo do debate de duas horas. Na primeira hora, que começou às 21h, horário da costa leste dos EUA, o público combinado médio da NBC e da MSNBC era de 19,9 milhões. Na segunda hora, 19,4 milhões estavam assistindo, segundo a Nielsen.
O debate ocorreu em um momento crítico da temporada primária: depois que os eleitores de Iowa e New Hampshire haviam conquistado o campo, mas antes de disputas importantes nos estados de Nevada, Carolina do Sul e Super Terça-feira.
A CBS está programada para transmitir um debate na terça-feira da Carolina do Sul. Os moderadores serão liderados pela âncora do “CBS Evening News” Norah O’Donnell e a co-apresentadora do “CBS This Morning” Gayle King.
*Informações retiradas da NyTimes






