Juliano Custódio, CEO da EQI Investimentos, foi um dos muitos ilustres convidados de Pablo Spyer para a série de palestras do Day Touro, evento voltado para o mercado financeiro, e que foi realizado nesta quarta-feira (5).
Veja aqui a transmissão completa:
Contratado recentemente pela empresa, o “Tourinho”, que antes era Diretor de Operações na corretora Mirae, revelou histórias curiosas sobre o executivo, como a que marcou sua entrada no mercado financeiro, segmento no qual hoje é referência no País.
“O início é uma coisa muito doida. As chances passam na sua frente e você tem que estar pronto para agarrar. Estudava engenharia elétrica, fiz um concurso para o Banrisul e cheguei lá com 18 anos de idade. Perguntaram o que eu sabia fazer e eu falei que não sabia fazer nada. Aí me mandaram consertar computador.”
Do help desk ao mercado de ações
Juliano Custódio puxou pela memória e lembrou que foi a ousadia que o fez sair de área de “help desk” para, efetivamente, começar a caminhada no mercado financeiro.
“Virei líder do time que fazia o atendimento da turma que se atrapalhava com computadores, mas sempre gostei muito de ações, principalmente depois que um tio meu me orientou a guardar dinheiro e me deu o livro Pai Rico, Pai Pobre”, comentou.
“Um dia, fui consertar o computador da presidente [do banco] e comecei a fazer perguntas sobre um ou outro papel. Falei que adorava ações e ela me perguntou se eu queria trabalhar na corretora. Eu era assistente do operador de mega bolsa. O cara operava, anotava na boleta e botava no prego. No final do dia eu atendia o telefone e passava as ordens”, completou o CEO da EQI.
Custódio relembra início da EQI no Day Touro

Antes de fundar a EQI, Juliano Custódio passou por outras instituições financeiras, ganhou experiência e, enfim, realizou seu sonho. Hoje, o CEO não vê suas obrigações à frente da empresa como um simples trabalho, mas como uma diversão.
“A gente está fazendo a coisa com alegria. São amigos fazendo um trabalho, com muita competência, mas em uma relação de amizade. Se você trabalha com o que tem paixão, não é trabalho. É diversão”, pontuou.
A diversão citada por Juliano Custódio transformou a EQI em referência no mercado. A empresa conta hoje com mais de 400 colaboradores espalhados por 11 escritórios em sete Estados do País, trabalhando focados em uma carteira composta por mais de 25 mil clientes.
Confira o perfil completo de Juliano Custódio clicando aqui
A união com o BTG
O trabalho desenvolvido por Juliano Custódio e seu time chamaram a atenção de um dos maiores bancos de investimentos do Brasil e, em um negócio ousado e bilionário, a EQI mudou de casa, trocando a XP pelo atual parceiro.
O desafio de começar em um novo campo foi alvo de uma comparação inusitada, mas perfeita, por parte do CEO da EQI. “O desafio é o mesmo de você que usa iPhone amanhã ganhar um Samsung. E o contrário também. Demora um pouquinho e o cara se atrapalha no início. Trocar de casa gera algumas dificuldades, mas a gente compensa no atendimento”, assegurou.
“Agora a gente tem uma plataforma com mais produtos. Nosso cliente tem mais produtos e com rentabilidades sensivelmente maiores. Produtos legais, pois o banco é muito forte. Faz as maiores IPOs do Brasil. Eles não tinham a expertise de atender o varejo, e é isso que estamos levando para eles. Atendemos com a mesma qualidade de antes, mas com mais produtos”, completou o executivo.
Ensinar a investir, o diferencial da EQI
Juliano Custódio foi questionado sobre o que a EQI tem de diferente em relação às concorrentes, e não pensou duas vezes em levantar a bola do time.
“As pessoas estão deixando de guardar dinheiro só na Poupança e na Renda Fixa, e estão começando a procurar investimentos mais sofisticados. Quando estiverem experts nisso, provavelmente vão se auto-atender, procurar bancos digitais, mas tem essa fase, e é aí que a gente faz o nosso bom trabalho”, comentou.
“É o trabalho de tirar as pessoas da Poupança e da Renda Fixa e ajudar no caminho da sofisticação. Pegar na mão e ir junto é o que está fazendo a gente se destacar tanto. Ter alguém para ligar quando não souber o que fazer, quando a plataforma travar, ou mesmo para ter uma segunda opinião. Eu, até hoje, quando invisto, peço a opinião de outras pessoas”, revelou.
Custódio “flerta” com IPO da EQI
Mesmo satisfeito com todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na EQI, Juliano Custódio nem pensa em parar. Muito pelo contrário. O CEO da empresa tem planos muito bem traçados para o futuro dele e da companhia. E uma oferta de ações está em seu caminho.
“A gente deve fazer um IPO para se financiar, para ter mais dinheiro e ter mais produtos. Fazer com que nosso cliente, que gosta do nosso serviço, vire nosso sócio. Isso é gostoso. Transformar seu cliente em seu sócio. O objetivo, no final das contas, é seguir trabalhando”, avisou.
“O final não é o dinheiro. É a conquista, é deixar uma história. Estamos ajudando muita gente a se aposentar melhor, a sair da Poupança e investir melhor. Empreender é o endless game. É o jogo infinito. Não acaba nunca”, concluiu.






