Home
Notícias
Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil Da creche à universidade Maioria absoluta da população nacional aprova educação gratuita, destaca Datafolha Opinião também é muito bem dividida, da creche ao ensino superior Confira também alguns detalhes sobre a pesquisa realizada entre os dias 05 e 06 de dezembro Nossa Constituição prevê que o ensino […]

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Da creche à universidade

Maioria absoluta da população nacional aprova educação gratuita, destaca Datafolha

Opinião também é muito bem dividida, da creche ao ensino superior

Confira também alguns detalhes sobre a pesquisa realizada entre os dias 05 e 06 de dezembro

Nossa Constituição prevê que o ensino deve ser gratuito em estabelecimentos oficiais

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil!

É o mais importante de tudo, é que a maioria da população brasileira declara que o governo deve oferecer educação a todos.

Da mesma forma, que também considera que ela deve ser gratuita, não apenas aos que não podem pagar, destaca a pesquisa Datafolha.

Além disso, é perceptível que a opinião da maioria está bem dividida, da creche ao ensino superior.

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Opinião também é muito bem dividida, da creche ao ensino superior

Veja abaixo como ficou dividida a opinião, da creche ao ensino superior dos que apoiam a gratuidade na educação:

Publicidade
Publicidade
  • 70% com relação às creches;
  • 79% no que tange ao ensino fundamental e médio;
  • Enquanto 67% em relação ao ensino superior.

Além disso, também a pesquisa destacou:

  • Que a proporção dos que acham que o Estado só deve oferecer gratuidade para os que não podem pagar, varia de 18%;
  • Variação que, em relação ao nível fundamental e médio, fica entre 28% e 29%, no caso das creches e do ensino superior.

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Confira também alguns detalhes sobre a pesquisa

Ela foi realizada entre os dias 05 e 06 de dezembro

Certamente a pesquisa realizada pelo Datafolha com 2.948 brasileiros em todo país, indica um claro cenário e o desejo da maioria de nossa população pela educação de todos.

Acima de tudo, o cenário enfatiza o desejo do brasileiro com relação ao acesso de todos à gratuidade do ensino. E portanto, revela em detalhes os anseios do povo brasileiro.

Sua margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Confira alguns detalhes sobre a pesquisa realizada entre 5 e 6 de dezembro

  • O suporte à oferta de educação universal gratuita é majoritário para todos os níveis de ensino;
  • Também aparece em todos os recortes do levantamento;
  • Feitos por cor, gênero, escolaridade, idade, ocupação, região, religião, renda, porte do município e partido de preferência;
  • Além da avaliação do governo Jair Bolsonaro, confiança no presidente e autoclassificação política.
  • A defesa da gratuidade somente para os que não podem pagar é maior, mas também minoritária.

Datafolha revela: Viva à educação gratuita no Brasil

Nossa Constituição prevê que o ensino deve ser gratuito em estabelecimentos oficiais

A Constituição brasileira é clara no que tange ao tema educação, prevendo que o ensino deve ser gratuito em estabelecimentos oficiais.

Da mesma forma, em 2017, o STF interpretou que a definição não vale para cursos de especialização lato sensu oferecidos por universidades públicas, que podem ser pagos.

Além disso, também tramitam alguns projetos no Congresso que tentam mudar a lei para possibilitar a cobrança em todo o ensino superior , o que certamente também vem na contramão dos anseios da maioria.

Enquanto, Abraham Weintraub, Ministro da Educação, declarou ser contrário ao pagamento da graduação em universidades públicas, mas também defendeu que isso ocorra em alguns cursos de pós-graduação.

Consequentemente, a pesquisa Datafolha mostrou que a maioria dos entrevistados que aprovam o governo de Bolsonaro também desejam que o estado deve oferecer ensino superior a todos e não só a quem pode pagar.

O que provavelmente, não somente os entrevistados desejam, mas acima de tudo, todos nós brasileiros que torcemos pela nossa educação e, portanto, também fazemos parte dessa esmagadora maioria.

Ainda mais, a educação que certamente, representa um dos grandes pilares do Brasil, junto à saúde e ao trabalho.

E conforme também desejado, pela grande maioria da população brasileira, vamos juntos dar um grande viva:

Viva à educação gratuita no Brasil!

Para saber ainda mais sobre a Pesquisa, consulte o Datafolha.

Veja também:

https://import_final.eqi.one/quase-4-milhoes-de-brasileiros-com-ensino-superior-nao-tem-emprego-na-area/

https://import_final.eqi.one/falta-de-profissionais-de-ti-faz-empresas-abrirem-mao-da-exigencia-de-diploma/

https://import_final.eqi.one/banco-bv-pravaler-ate-2029/