Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Daniel Dupont, um mestre na arte do event driven

Daniel Dupont, um mestre na arte do event driven

Daniel Dupont Ribeiro, fundador da NW3 Capital, é um gestor de destaque no País, e especialista no modelo event driven.

Se você não sabe do que se trata esse modelo, não se sinta mal. Na verdade, Dupont é um dos maiores experts do Brasil no segmento.

Então, antes de entrarmos a fundo na trajetória do gestor no mercado financeiro, que tal explicarmos o que é, efetivamente, o modelo event driven?

O que é event driven?

Em termos simples e diretos, o modelo event driven, especialidade de Daniel Dupont, é o que consiste na compra e venda de ações de empresas envolvidas em processos de fusões e aquisições.

As companhias listadas que se encaixam nesse perfil compõem um fujhndo de investimentos Even Driven quando esse processo está perto de acontecer.

Publicidade
Publicidade

Isso é interessante para o investidor e para as empresas, pois gera um extra entre o preço atual do papel e o que de fato ele serã vendido.

A estratégia para calcular valores e preços usa como base a análise fundamentalista, mas, no Brasil, ela ainda é pouco difundida. Exceto por Dupont, que começou a usá-la ainda na Leste Investimentos, sua antiga gestora.

Quem é Daniel Dupont?

Agora que já demos uma introdução sobre o que é o método event driven, vamos apresentar Daniel Dupont e sua excepcional trajetória no mercado financeiro.

Dupont tem em sua formação acadêmica passagens pelo tradicional Colégio Santa Cruz, em São Paulo, pela faculdade de Engenharia da USP e pela INSEAD, instituição europeia pela qual cursou especialização em finanças.

Foi graças a essa base sólida que ele não teve dificuldades em ingressar no Deutsche Bank, em 1999, para trabalhar como operador no mercado de câmbio.

De lá, saiu para avançar na carreira em instituições do porte do Salomon Smith Barney, Bassini Playfair Wright, Citigroup e BPW-Arsenal.

Brilho no exterior

Em 2006, Daniel Dupont foi a Londres e começou a trabalhar com event driven no Lehman Brothers, casa em que permaneceu pelos próximos três anos.

Ainda na capital britânica, foi o gestor responsável pela área de event driven no BTG Pactual (BPAC11), função que ocupou até 2012, quando retornou ao Brasil.

Especialista em event driven

Já com know how suficiente para ser considerado um especialista em event driven, foi contratado para desenvolver a área no Itaú BBA, e por lá ficou até 2014, quando, finalmente, se juntou à Leste Investimentos.

Na empresa em questão, ficou com a gestão do renomado gestão do fundo Leste Global Event Driven FIC FIM.Em 2018, fez parte do nascimento da NW3 Investimentos, sua casa atual, e completou uma década como referência em um setor que ainda é pouco explorado no País.

A NW3 Capital

A NW3 Capital é uma gestora independente, como muitas outras que já abordamos aqui no site, e tem como foco principal e integral a gestão de fundos com uma única estratégia: event driven.

Além de Daniel Dupont, fazem parte da alta cúpula dda gestora José da Mata, com passagens pelo Itaú BBA e certificado pela Anbima, Ricardo Niemeyer, responsável pelo departamento comercial, e Guilherme Sattamini, que cuida de reiscos e operações.

Se você quiser conhecer mais a fundo a trajetória de outros gestores de sucesso no Brasil, como Daniel Goldberg, é só navegar pelo nosso site e escolher.