Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
CVM | Braskem (BRKM5) vai formar JV com Sojitz, e CCR (CCRO3) vai alienar Quicko

CVM | Braskem (BRKM5) vai formar JV com Sojitz, e CCR (CCRO3) vai alienar Quicko

A Braskem (BRKM5) vai formar Joint Venture com distribuidora de químicos Sojitz.

Trata-se de um contrato de cooperação com a e a Sojitz Corporation distribui polímeros com forte presença no mercado asiático.

Com a JV, elas pretendem produzir e comercializar bio-MEG (monoetilenoglicol) e bio-MPG (monopropileno glicol).

O movimento está sujeito à aprovação dos órgãos concorrenciais competentes.

Adicionalmente, o plano de negócios da JV prevê na primeira fase investimentos para implementação de três plantas industriais, condicionados à conclusão do desenvolvimento da tecnologia.

Publicidade
Publicidade

Vale destacar que a tecnologia a ser desenvolvida pela JV, contará com o apoio e a expertise da dinamarquesa Haldor Topsoe que, desde 2019, colocou em produção uma unidade de demonstração com o objetivo de validar as principais etapas da tecnologia pioneira que transforma matérias-primas renováveis, como dextrose ou sacarose, em bio-MEG.

CCR (CCRO3) faz movimento acionário para alienar a Quicko via subsidiária

A CCR (CCRO3) fez um movimento acionário para alienar a Quicko via subsidiária, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, a controlada CIIS – Companhia de Investimentos em Infraestrutura e Serviços, juntamente com a Canadá Participações, em conjunto detentoras de 100% do capital social da Toronto S.A. – Desenvolvimento e Participações (Quicko), de um lado, e, de outro, a empresa finlandesa MaaS Global Oy (MaaS) celebraram instrumento contratual, sujeito à verificação de determinadas condições suspensivas, prevendo a aquisição, pela MaaS, da totalidade das ações da Quicko, mediante pagamento em espécie de ações da própria MaaS, que serão por ela emitidas.

Também informou que com a conclusão da Transação, a CIIS deixará de deter participação no capital social da Quicko, que atualmente é de 80%, e passará a deter participação minoritária da MaaS, cujo percentual final será confirmado no fechamento da Transação.

E acrescentou que a Quicko foi fundada em 2018 e desenvolveu o Quicko app para facilitar a rotina das pessoas, tornando o deslocamento mais conveniente, com a combinação do transporte público com bicicletas compartilhadas, táxis ou carros de aplicativo, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Campinas.

Já a MaaS foi fundada em 2015, em Helsinque, na Finlândia, sendo líder mundial na área de Mobilidade Urbana, com o desenvolvimento do premiado aplicativo de planejamento de rotas Whim, sendo usado em várias cidades europeias e em Tóquio.

A MaaS é investida por vários investidores estratégicos e financeiros, como Mitsui Fudosan, Ferrovial, Tesi, NordicNinja, Vaudoise, Denso, Toyota Financial Services, Swiftcom, Karsan Otomotiv, Transdev e Aioi Nissay Dowa.

Magazine Luiza (MGLU3) implementa “Compra Junto” no app

O Magazine Luiza (MGLU3) implementou o serviço “Compra Junto” no app.

A varejista anunciou a novidade ontem, e o serviço possibilita a compras com descontos mais agressivos para produtos selecionados que atingirem um mínimo de compradores.

Conforme a empresa, na nova seção do aplicativo os produtos são oferecidos com, em média 30% de desconto, mas as remarcações podem chegar até a 70%.

Entretanto, a Magazine não prevê oferecer frete grátis nessa modalidade, o que é um detrator de margem.

A medida é pensada para atrair clientes com um custo de aquisição menor, com menos investimento em mídia.

Caixa reduz taxas de juros do crédito imobiliário na modalidade poupança

A Caixa Econômica reduziu as taxas de juros do crédito imobiliário na modalidade poupança.

Conforme o banco público, as novas taxas partem de TR + 2,80% AA, somadas à remuneração da poupança.

Também disse que a alteração representa queda de 0,15 ponto percentual, e as contratações começam dia 28.

Presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães participa de evento fechado da associação de incorporadoras imobiliárias.