A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (18) que a doença causada pelo novo coronavírus Covid-19 não afetará apenas os idosos. Para adultos e crianças saudáveis, o governo e o povo também devem tomar medidas preventivas e curativas.
A entidade reitera que as taxas de mortalidade são mais altas entre as pessoas com mais de 60 anos. Mas esse fato não prova a paz e o descuido do resto da população, informou a Agência Brasil. A organização acrescentou que essas medidas devem ser tomadas por todos.
“Nos dados, o número de casos com crianças é mais baixo do que em adultos. Elas podem desenvolver doenças, mas a maioria está infectada com doenças mais leves. Mas sabemos que crianças são suscetíveis. Na China, várias evoluíram para estados mais graves. E há o registro de uma morte na China”, declarou a chefe da área de doenças da OMS, Maria Van Kerkhove.
A chefe da área técnica da OMS ressaltou que países devem procurar como ampliar a oferta de testes.
“Países precisam usar os fundamentos, mas pensar em formas inovadoras de encontrar as pessoas e enfrentar a disseminação. Já há casos, por exemplo, de exames em drive thru [termo utilizado para coleta direta no carro de alimentos em lanchonetes]”, disse Maria Van Kerkhove.