Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Covid-19 deve ser preocupação para todos e não só para idosos, diz OMS

Covid-19 deve ser preocupação para todos e não só para idosos, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (18) que a doença causada pelo novo coronavírus Covid-19 não afetará apenas os idosos. Para adultos e crianças saudáveis, o governo e o povo também devem tomar medidas preventivas e curativas.

A entidade  reitera que as taxas de mortalidade são mais altas entre as pessoas com mais de 60 anos. Mas esse fato não prova a paz e o descuido do resto da população, informou a Agência Brasil. A organização acrescentou que essas medidas devem ser tomadas por todos.

“Nos dados, o número de casos com crianças é mais baixo do que em adultos. Elas podem desenvolver doenças, mas a maioria está infectada com doenças mais leves. Mas sabemos que crianças são suscetíveis. Na China, várias evoluíram para estados mais graves. E há o registro de uma morte na China”, declarou a chefe da área de doenças da OMS, Maria Van Kerkhove.

Expandir o escopo dos testes tem sido um desafio para o governo. Mas para diretores executivos, testes inadequados estão relacionados à estratégia do governo, não à falta de kits de ferramentas e suprimentos em laboratórios.
“Não é uma doença somente dos idosos. Pessoas mais jovens experimentam doença menos severa, mas temos que observar todos, até os casos mais leves. Todo caso suspeito deve ser testado. Se mostrar sintomas deve ser testado”, acrescentou o diretor executivo da OMS, Michael Ryan. Na Coreia do Sul, exemplificou, apenas 20% das mortes tiveram como vítimas pessoas idosas.

A chefe da área técnica da OMS ressaltou que países devem procurar como ampliar a oferta de testes.

“Países precisam usar os fundamentos, mas pensar em formas inovadoras de encontrar as pessoas e enfrentar a disseminação. Já há casos, por exemplo, de exames em drive thru [termo utilizado para coleta direta no carro de alimentos em lanchonetes]”, disse Maria Van Kerkhove.

Publicidade
Publicidade