Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Coronavírus pode alterar meta fiscal do Brasil em 2020

Coronavírus pode alterar meta fiscal do Brasil em 2020

A pandemia de coronavírus e o surto de infectados com a Covid-19 podem alterar a meta fiscal do Brasil para 2020.

De acordo com reportagem do Estadão Conteúdo, a medida seria adotada para garantir os recursos demandados, principalmente para o Ministério da Saúde.

Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, admitiu nessa semana que parte do Orçamento pode ser bloqueada por conta da desaceleração da economia.

Segundo a equipe econômica, mexer na meta fiscal, que atualmente prevê um rombo de até R$ 124,1 bilhões nas contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, pode dar ao Governo os recursos necessários para garantir despesas emergenciais na pandemia sem comprometer o País.

Teto de gastos

Apesar de uma fonte ouvida pelo Estadão ter assegurado que “não haverá mudanças no teto de gastos” para 2020, especialistas do setor defendem que essa flexibilização é necessária.

Publicidade
Publicidade

Segundo alguns economistas, isso ajudaria a ampliar investimentos públicos e a injetar fôlego no setor.

A fonte ouvida pelo Estadão disse que não há prazo para que uma possível mudança na meta seja estabelecida e que qualquer alteração “será avaliada à luz da magnitude dos impactos da pandemia na economia brasileira”.

O ataque do coronavírus à economia em números

Guedes acena com novas liberações do FGTS