A China anunciou na noite desta quarta-feira (18) que, pela primeira vez desde o início do surto do coronavírus, o país não registrou nenhum caso de transmissão local da doença. Os chineses também não registraram nenhum novo caso de contaminação do Covid-19 durante um dia inteiro.
As informações foram divulgadas pelo ministro da Saúde da China. Segundo ele o dia de trégua foi na província de Wuhan e a região de Hubei, locais do epicentro do vírus. Apesar da não transmissão local, a China ainda tem aumento do número de casos importados. Foram registrados 34 novos casos de infectados que vieram do exterior. Agora, são 189 casos importados no total no território chinês.
Desde o fim de janeiro, Wuhan e Hubei estão isoladas do resto do mundo. Por lá, a quarentena continua. Mas desde 14 de março, as restrições de deslocamento foram suavizadas para o alívio dos 50 milhões de habitantes da zona.
A China já planeja inclusive o fim do bloqueio de Wuhan. Ele acontecerá quando não houver novos casos por 14 dias seguidos. Segundo o balanço mais recente, atualmente existem apenas 7.263 pacientes ainda em tratamento médico na China para a infecção por coronavírus.
Medidas duras contra o coronavírus
Além da China oito países já adotaram medidas mais duras em março para confinar a população e tentar evitar a proliferação do coronavírus. É o caso da Itália, Espanha, Líbano, República Checa, França, Israel, Venezuela e Bélgica. Nestes locais, as pessoas só podem sair por motivo de trabalho, saúde ou para ir ao supermercado.
Nesta quinta, os governos da Austrália e da Nova Zelândia anunciaram a suspensão da entrada de pessoas não residentes. A medida é para reforçar as restrições com o objetivo de conter a propagação da pandemia do coronavírus. A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, afirmou que a medida é “extraordinária”. “Em nenhum momento na história do país um poder como este foi usado”, afirmou.
Até a manhã desta quinta-feira (19), mais de 220 mil pessoas haviam sido infectadas com o coronavírus no mundo. O número de mortes chega a 8.900. Na quarta, a Europa superou a Ásia em número de mortos. São 4.112 mortes na Europa e 3.384 na Ásia. A Itália registrou 475 mortes por coronavírus em um dia, novo recorde desde o início da epidemia.
Outros países começam a sentir o impacto do Covid-19. O México e a Rússia registraram nesta quarta as primeiras mortes relacionadas ao coronavírus.
Número de casos do Covid-19 até as 8h de quinta-feira:
China: 80.928
Itália: 35.713
Irã: 17.361
Espanha: 15.014
Alemanha: 12.901
Estados Unidos: 9.480
França: 9.134
Coreia do Sul: 8.565
Brasil: 529