O Ministério da Agricultura chinês afirmou que o coronavírus compromete o fornecimento de aves e ovos e prevê problemas sérios de abastecimento no país. O impacto deve ser sentido no primeiro e no segundo trimestre do ano.
Segundo afirma reportagem da Reuters, os agricultores estão com grandes estoques de pássaros e ovos, enquanto os restaurantes seguem fechados. Além disso, os mercados de aves vivas e os matadouros foram fechados e o transporte de aves domésticas ficou restrito, por receio de disseminação da doença.
Os criadores de aves também sofrem com a falta de comida para alimentar os animais, já que as cidades sofrem uma crise de abastecimento generalizada com os acessos e o transporte reduzidos.
De acordo com o Ministério, algumas empresas já registram perdas de milhões de dólares. “As perdas de toda a indústria de frango serão muito sérias”, afirmou Yang Zhenhai, representante do Ministério da Agricultura. Ele pediu que empresas de processamento de ração e abate de frango retomem os trabalhos o quanto antes. Isto garantiria o fornecimento de aves e ovos no país.
A China é o segundo maior produtor mundial de aves. Recentemente, o país havia aumentado a produção para suprir a escassez de carne por conta da peste suína africana. Em 2019, o país produziu 22 milhões de toneladas de carne de aves, registrando um aumento de 12% em relação a 2018.
Fornecimento de aves e ovos: importações dos EUA autorizadas
A China já autorizou a importação de todos os produtos de frango dos Estados Unidos, incluindo aves para reprodução. Reportagens relatam que contêineres com pés de frango congelados dos EUA estão chegando à China. No entanto, estão sendo desviados por falta de capacidade de armazenamento de cargas. Isto porque o setor de transportes também foi seriamente afetado.






