Em coletiva de imprensa na noite de ontem (27), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo deve se preparar para uma pandemia. Na China, casos passam de 79 mil. Na Europa, Alemanha coloca mais de mil pessoas em quarentena.
Pandemia
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que a Covida-19 possui “potencial pandêmico”, mas, observou que no momento, apesar de estar presente em quase todo o planeta, o vírus está “contido” e não há “mortes em larga escala”.
No boletim divulgado ontem a noite (27), a OMS incluiu o Brasil e mais 8 países com casos confirmados de Covid-19, são eles: Dinamarca, Estônia, Geórgia, Grécia, Noruega, Paquistão, Romênia e Macedônia do Norte.
Foram confirmados 82.294 casos de coronavírus em todo o mundo. Só nas últimas 24h foram relatados 1.185 novos casos.
Do total de todos os infectados pela Covid-19, 78.630 estão na China, desse total, 439 são novos casos. O relatório também confirmou 3.664 casos em outros países, desse número, 746 são casos recentes.
China
A província de Hubei registra 44 novas mortes, com isso, o número de mortos é de 2.791. No total, os casos de coronavírus na China passam de 79 mil.
Brasil
No último boletim do Ministério da Saúde, foi relatado que o Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus. O Ministério ainda informou que há outras 213 notificações que ainda não foram analisadas pelos técnicos.
No geral, os pacientes têm entre 8 e 82 anos de idade.
Por conta disso, a campanha de vacinação contra a gripe, que estava prevista para abril, foi antecipada para março.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, declarou que, se o vírus se portar como na China “é administrável”.
“Vamos supor, 50 mil casos em uma cidade como São Paulo, do tamanho de Wuhan, são perfeitamente administráveis”, disse o minstro.
Mandetta também explicou que haverá “pontos de concentração de casos” e que são “perfeitamente atendíveis e controláveis”.
O ministro ainda ressaltou a baixa mortalidade do vírus.
Coreia do Sul
Na manhã desta sexta-feira (28), A Coreia do Sul informou 571 novos casos de coronavírus. Com isso, o número total de infectados chega em 2.337.
Até este momento, 13 pessoas morreram na Coreia do Sul por conta da Covid-19. É o país fora da China com o maior número de casos de coronavírus.
Seguindo tendência dos mercados mundiais, a Coreia do Sul é um dos sete mercados da Ásia-Pacífico a sofrer forte queda. O índice KOSPI caiu mais de 3% neta sexta-feira.
Europa
De acordo com informações da CNBC, cerca de 1.000 pessoas estão em quarentena em casa na cidade de Heinsberg, na Alemanha.
Boletim da OMS informa que, até este momento, há 21 casos de coronavírus na Alemanha, porém, sem nenhuma morte.
A Alemanha, é o segundo país com o maior número de infectados pela Covida-19. O caso mais grave na Europa é a Itália, com 400 infectados e 12 mortes.
Recessão global
Assim como a OMS ainda reluta em classificar o coronavírus como “pandemia”, as principais agências de risco do mundo também relutam em afirmar que estamos na iminência de uma “recessão global”.
Relatório da Goldman Sachs atenta para o fato da queda livre das bolsas ao redor do mundo na última semana, porém, pede cautela e reforça que ainda não é possível mensurar quanto tempo isso vai durar.
As próximas semanas serão cruciais para termos certezas se estamos diante de uma pandemia e de uma recessão global.