O comitê gestor do Simples Nacional aprovou e publicou uma medida que vai ajudar os setores econômicos atingidos pela pandemia do coronavírus. O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) será adiado. Esta é uma das medidas do governo federal para tentar conter os impactos da crise do Covid-19.
As parcelas que vencem em março, abril e maio poderão ser pagas somente nos seis meses posteriores ao vencimento. A decisão, que consta na resolução 152, foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (18).
A prorrogação do pagamento do recolhimento de impostos recai sobre todas as empresas enquadradas no regime tributário do Simples Nacional. A medida foi justificada pelo impacto causado pela pandemia do coronavírus que tem provocado uma severa penalização às microempresas por causa da redução do faturamento.
O imposto a ser pago em março tem prazo prorrogado para 20 de outubro. O de abril foi alterado para 20 de novembro. O de maio foi alterado para 20 de dezembro deste ano.