Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Confiança do consumidor americano recua 11,9 pontos, para 79,7

Confiança do consumidor americano recua 11,9 pontos, para 79,7

O índice de confiança do consumidor recuou nos Estados Unidos em março, de 85,3 pontos para 79,7 pontos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pela Universidade de Michigan.

A queda de 11,9 pontos foi maior do que a mediana projetada pelos analistas. Eles contavam com um resultado de 85,3 pontos.

Este foi o quarto maior declínio em um mês em quase meio século, segundo aponta o relatório. Em 2008, durante a crise do subprime, o indicador chegou a ter uma redução de 12,7 pontos. Na recessão de 1980 e durante o furacão Katrina, em 2005, o índice também teve baixas. De 12,2 pontos em ambos os casos.

A análise da Universidade de Michigan ressalta que, tanto em 1980 quanto 2008, a queda de confiança do consumidor provocou recessões longas e profundas. O declínio do Katrina foi revertido em três meses.

Confiança do consumidor: medidas para evitar recessão prolongada

“Após variações sem tendência em fevereiro, o índice registrou quedas acentuadas em março. Se o Índice de Opinião do Consumidor se estabilizar em sua média mais recente de sete dias, implicaria um declínio adicional de quase 18,2 pontos do índice em abril, o que equivaleria a um declínio recorde de 30,1 pontos em dois meses”, afirma a instituição.

Publicidade
Publicidade

E completa: “A estabilização da confiança no nível final do mês será difícil, devido ao aumento do desemprego e à queda da renda das famílias. A extensão de quedas adicionais em abril dependerá do sucesso na redução da propagação do vírus. E da rapidez com que as famílias recebem fundos para aliviar suas dificuldades financeiras”.

Para evitar uma recessão prolongada, as políticas econômicas devem se adaptar rapidamente, e reorganizar prioridades de gastos, recomendam os pesquisadores.