As autoridades de saúde dos EUA se preparam para a possibilidade de pandemia do novo coronavírus nas comunidades americanas. Assim, pode haver o fechamento de escolas e empresas, informou a Reuters.
Os EUA ainda não viram o vírus se espalhar pela comunidade no centro da China no final de dezembro. No entanto, as autoridades de saúde estão preparando a equipe médica para responder aos riscos.
Nancy Messonnier, funcionário do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), disse que, nas próximas semanas, se o coronavírus começar a se espalhar para as comunidades americanas, as autoridades de saúde esperam se preparar para medidas para fechar escolas e empresas, como nos países asiáticos, para conter a doença.
“Ainda não estamos vendo a comunidade se espalhar aqui nos Estados Unidos, mas é muito possível, e até provável, que isso possa eventualmente acontecer. Nosso objetivo continua sendo o de retardar a introdução do coronavírus nos EUA. Isso nos dá mais tempo para preparar as comunidades para mais casos e possivelmente para a disseminação sustentada” , disse Messonnier.
Ela acrescentou que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estão tomando medidas para garantir que os profissionais médicos nos EUA tenham os suprimentos necessários. Assim eles vão fornecer os preparativos em empresas, hospitais, farmácias.
Coronavírus global
A Organização Mundial da Saúde adverte que o combate a propagação do coronavírus internacionalmente está se fechando. Pois o vírus se espalhou para cerca de 26 países. Além disso, há um grande número de vírus na Coréia do Sul e recentemente tiveram um surto no Irã, Líbano e Itália.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informam que atualmente os Estados Unidos têm 13 pessoas diagnosticadas com o coronavírus no país. E 21 delas foram repatriadas de aviões evacuados de Wuhan, China e Princesa Diamond do Japão.
Dos 329 americanos evacuados do navio de cruzeiro, 18 foram positivos para o vírus. Onze deles trabalham no Centro Médico da Universidade de Nebraska. Outros cindo estão em instalações médicas perto da Base da Força Aérea de Travis, na Califórnia. E dois estão perto da Base da Força Aérea de Lachlan, em San Antonio, Texas.






