Com benefícios a rodo e regalias, em um mercado de trabalho com tantas vagas com contratos de Pessoa Jurídica (PJ) e MEIs (microempreendedor individual), quem tem um emprego CLT já está luxando, quem tem um regime dentro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) premium então, está no paraíso. Mas o que é um CLT premium? Nada mais é do que o funcionário que conta com um bom vale-refeição, academia gratuita e até mesmo um dia a mais de folga ou para sair mais cedo durante a semana.
A expressão “CLT premium” entrou em alta após uma trend do TikTok em que um jovem alcançou mais de 3 milhões de visualizações com um post sobre o assunto. Na última semana, as buscas pelo termo tiveram um aumento de 100%, de acordo com o Google Trends.
Os benefícios considerados CLT premium não são direitos trabalhistas, diferentemente do auxílio transporte, férias e 13º salário e Fundo de Garantia (FGTS). Ou seja, eles são um “plus” que competem a vaga do funcionário e não um beneficio obrigatório para a empresa.
Alguns dos privilégios são:
- Vale-refeição e alimentação com valores altos
- Bônus referente aos lucros obtidos pela empresa
- Plano de saúde e academia de graça
- Feriado que cai no fim de semana sendo tirado na semana
- Short Friday
CLT premium no TikTok
O jovem que viralizou na “rede vizinha”, Joao Vitor Paz, de 22 anos, foi quem causou na internet contando seus benefícios em uma instituição financeira no Rio Grande do Sul. O vídeo de Joao é um dos mais famosos da trend.
Além dele, Pollyana Ramos também viralizou mostrando como é trabalhar no banco Nubank. Confira o vídeo:
Quem é o CLT premium?
No geral, boa parte das pessoas que publicam conteúdos sobre o CLT premium são os jovens da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. Os posts são publicados em forma de manifestação sobre a importância de ter os esforços recompensados, o que pode estimular as companhias a darem melhores condições de trabalho aos seus funcionários.
De acordo com o especialista Victor Martinez, em entrevista ao G1, a ostentação de privilégios elitiza uma categoria de profissionais, o que pode gerar uma sensação de inferioridade para quem não possui tais condições de trabalho.
CLT da nova geração ou mal acostumados?
A falta de conhecimento dos jovens em relação ao mercado também pode ser um ponto, já que muitos ainda não ingressaram nele e não entendem como funciona a dinâmica na maioria das vezes, ainda mais quando falamos em regalias.
De acordo com Joao, em entrevista, muitos dos jovens na idade dele não usam LinkedIn, o que é um fator a ser repensado nos dias de hoje para quem busca uma boa colocação profissional.
Você leu sobre CLT premium. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!