Os partidos de Centro, o Centrão, quer manter o acordo com o governo para derrubar os vetos ao Orçamento impositivo. Vale ressaltar que eles tem decidido as votações na Câmara. Três líderes do grupo informaram ao portal Poder360 que esperam manter o acerto assim.
O posicionamento de voto de confiança vem em um momento conturbado entre governo e congresso. A relação entre os poderes, já desgastada, ficou ainda mais tensa. Isso porque o presidente da República, Jair Bolsonaro, compartilhou um vídeo no WhatsApp.
Nele ele endossa e apoia as manifestações planejadas para o dia 15 contra o Congresso. Isso acarretou em reações negativas até mesmo entre pessoas de direita e aliados.
Orçamento impositivo
O Orçamento impositivo diminui o poder do governo de controlar a liberação de emendas. Além disso, ele também dificulta a contensão de gastos. Bolsonaro vetou trechos da regra. Entre os vetos está a parte que dispõe sobre cerca de R$ 30 bilhões. Dinheiro este que, caso o veto seja derrubado, será administrado pelo pelo relator do Orçamento, deputado Domingos Neto (PSD-CE).
Por enquanto, o veto é mantido pelo acordo. Mas o governo precisa enviar um projeto ao Congresso mostrando onde o dinheiro será aplicado. Isso faz parte do acerto.






