O grupo informal Centrão, que reúne as siglas DEM, MDB, PP, PL Solidariedade e Republicanos quer retirar Gustavo Canuto do Ministério de Desenvolvimento Regional. Segundo reportagem do Congresso em Foco, a atitude vem em resposta a falta de interlocução de Canuto com os deputados. Em que, eles também acreditam que falta entrega de resultados.
Canuto foi uma escolha feita pelo presidente Bolsonaro. Mas segundo entrevistas dadas aos repórteres do Congresso em Foco, a insatisfação a essa gestão chegou ao ministro Paulo Guedes e a Bolsonaro. Auxiliares do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), negaram ao Congresso em Foco a intenção de tentar afastar o ministro do cargo.
Segundo aliados de Alcolumbre, quem deseja ter um indicado ao ministério é Rodrigo Maia (DEM -RJ). Atual presidente da Câmara dos Deputados. Quando foi realizada em maio de 2019, a votação da medida provisória que regulamentaria as mudanças nos ministério do governo Bolsonaro a expectativa era outra.
De que o ministério do Desenvolvimento Regional retornasse para ser desmembrado, nas pastas de Cidades e Integração Nacional. Sendo que havia indicados tanto da Câmara quanto do Senado para ocupar as vagas. Mas, a divisão não aconteceu e Gustavo Canuto continuou a administração do ministério.





