A presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, anunciou sexta-feira (13) que seus colegas de partido, que compõem a oposição, chegaram a um acordo com o governo de Donald Trump sobre o pacote de ajuda ao impacto feito pelo novo coronavírus, conhecido como Covid-19.
O pacote direcionará dezenas de bilhões de dólares para combater a pandemia, incluindo verba para testes gratuitos da doença, licença médica paga e assistência alimentar para americanos necessitados.
Uma das grandes barreiras é o custo médico no país. Nada é gratuito. Até o teste é pago, o que pode levar a uma grande subnotificação da doença e consequente contágio em massa.
Na mesma sexta-feira, Pelosi esperava chegar a um acordo para votar as medidas. Mas os republicanos e a Casa Branca ainda não haviam declarado publicamente seu apoio.
Medidas
Diante da pandemia, o pacote de estímulo fornecerá assistência financeira às pessoas mais diretamente afetadas pela crise, que aumentou o desemprego, especialmente entre os autônomos, e os benefícios de férias remuneradas.
Pelosi disse em comunicado que as provisões incluem “testes gratuitos de coronavírus para todos que precisam de um teste, incluindo os não-segurados”.
Também estipula licença de emergência remunerada, duas semanas de licença-médica paga e até três meses de licença familiar e médica para todos os trabalhadores, tudo com verba federal.
O acordo mostra que os legisladores podem trabalhar juntos, esquecendo as divergências partidárias e ideológicas, diante de um desastre nacional, o que poderia ajudar a aliviar a turbulência do mercado de ações das últimas semanas.
A Casa Branca acabou declarando estado de emergência nacional, liberando US$ 40 bilhões adicionais em financiamento para medidas contra o avanço do coronavírus.
Os Estados Unidos, no relatório divulgado pela OMS nesse domingo (15), tem 2.952 casos confirmados, com 57 mortos e apenas 12 pacientes recuperados.
A taxa de mortalidade está na casa dos 1,93%, mas a tendência é que alcance a média mundial, de 3,77%.
LEIA MAIS
Trump dá negativo à teste do coronavírus; veja atualizações
Trump declara estado de emergência nacional nos Estados Unidos