A Copa do Mundo está chegando e nesta segunda-feira (7) os brasileiros conheceram os nomes dos convocados da seleção. Os técnicos estão fazendo os ajustes finais em suas equipes para chegar ao Catar, em novembro, na melhor condição possível para brigar pelo título.
Nesta época, vale lembrar que o cuidado do bom investidor para montar sua carteira, muitas vezes, é o mesmo do bom técnico ao escalar sua equipe.
Assim como jogadores de diferentes posições, ativos financeiros têm características e finalidades distintas, e esse cuidado vai permitir obter a vitória, ou seja, os maiores rendimentos, no menor tempo possível, que é, afinal, o que todo mundo busca ao investir.
Blindagem patrimonial = goleiro
Um grande time, já diz o ditado, começa por um grande goleiro.
Esse papel de garantir o seu patrimônio, numa carteira de investimentos, cabe aos mecanismos de blindagem patrimonial, ou seja, aplicações que podem ser facilmente resgatadas, inclusive por parentes, em casos emergenciais.
Pós-fixados = defesa
Uma boa defesa, sólida, garante a proteção dos investimentos.
No mercado de capitais, ela se dá por meio dos ativos pós-fixados, que acompanham uma eventual alta da inflação e, consequentemente, da Selic. Assim, o investidor fica protegido de eventuais choques e pressões de preços – exatamente o cenário macroeconômico que tem se desenhado aqui no Brasil, mas também nos EUA e na União Europeia nos últimos meses.
Títulos atrelados ao IPCA = laterais
Nas laterais, os técnicos precisam contar com jogadores de força e resistência física, que defendem e atacam.
Os investimentos equivalentes são aqueles diretamente atrelados aos índices de inflação, que oferecem uma taxa de rentabilidade fixa além da alta de preços. Alguns desses fundos investem em títulos que, depois, podem se rentabilizar além da inflação. As debêntures de empresas fortes também se encaixam nesse perfil.
- Baixe gratuitamente nosso e-book: Os Melhores Investimentos

Pré-fixados = meio-campo
O meio-campo é o lugar de equilíbrio e criatividade, onde os atletas se movimentam para criar as chances de gol que levarão um time de futebol à vitória.
Nos investimentos, esse papel cabe aos pré-fixados, que permitem ao investidor ter a certeza do rendimento que alcançarão, independentemente do que vier a acontecer com o mercado. Os bonds, que são uma espécie de debêntures ofertadas no exterior, garantem essa possibilidade nesse caminho, assim como alguns fundos de multimercados.
Ações e FIIs = ataque
Já os atacantes costumam ser as grandes estrelas, os craques que desafiam todos os riscos para marcar os gols que levam às vitórias e aos títulos.
A camisa 9 na sua carteira de investimentos deve ser voltada para as aplicações que vão buscar o máximo da rentabilidade, papel hoje voltado às ações e aos fundos imobiliários, que têm apresentado um enorme potencial de valorização.
É possível ainda montar carteiras administradas que combinam ações de diversas empresas e papéis de vários fundos, que vão se esforçar para garantir o máximo de rentabilidade e sucesso.
É por tudo isso que um bom investidor é como um bom técnico: consciente das necessidades de seu time. E a assessoria de investimentos, nesse cenário, ocupa o posto da comissão técnica, que garante ao treinador os subsídios para a realização de um trabalho bem-sucedido e da conquista do título.
Clique aqui, preencha o formulário, e fale com um dos assessores da EQI Investimentos para garantir a melhor escalação na sua carteira! Aproveite e abra já sua conta de investimentos.