Você já parou para pensar que algumas despesas podem estar invisíveis no seu orçamento?
Plano de telefonia móvel, assinatura de streamings, anuidade de cartão, seguros e planos de saúde mudam seus valores periodicamente. E se você não prestar atenção, pode estar pagando mais por algo que nem usa tanto assim.
Atenção aos aumentos
A Netflix, por exemplo, teve um aumento no segundo semestre de 2021 de 18% a 21% na mensalidade.
Olhando de maneira separada, a conta parece pequena, mas no acumulado, os números podem ficar bem altos.
Você não deve se privar do lazer e da diversão, mas deve ficar atento aos valores que aparecem todos os meses na fatura do cartão de crédito.
Outra dica: cuidado para não exagerar na quantidade de assinaturas de serviços de streaming – ter uma ou duas assinaturas pode ser importante para os momentos de folga, mas assinar todas as opções de streaming, mais os canais a cabo, pode ser exagero.
Mesmo que você não precise fazer cortes nesse momento, esse dinheiro pode te proporcionar uma folga a mais nas prestações do carro ou da sua viagem dos sonhos.
Gastos invisíveis: boletos atrasados
Outro ponto que merece destaque são as multas e juros de boletos atrasados. Eles são os campeões de desperdício, por isso, ficar atento às datas com a ajuda de uma planilha também pode ser sinônimo de economia.
Algumas anuidades de cartão de crédito podem significar um gasto importante dentro do orçamento de uma família.
Se você tem o mesmo cartão há anos, concentra suas compras nele e paga todas as faturas em dia, na hora de renovar o cartão, reserve alguns minutos para uma conversa com a operadora.
Clientes fiéis têm boas chances de negociar o valor, preservando o cartão que já possui.
Há, também, diversos cartões que não cobram pela anuidade, normalmente, em bancos digitais. Informe-se sobre essas possibilidades e, caso uma dessas opções atenda às suas necessidades, experimente fazer essa troca.
Gastos invisíveis: atenção ao plano de telefonia
De tempos em tempos, avalie seu plano de celular e analise as condições ofertadas por outros pacotes, da sua e de outras operadoras. Este exercício fará com que você tenha um acompanhamento mais correto do que realmente necessita e do que é desperdício.
Gastos invisíveis: compras desnecessárias
As compras de rua, por impulso, de pequenos bens que custam muito pouco, parecem inofensivas. Uma coisinha à toa na papelaria, aquele blusa na promoção… Avalie o quanto gasta por mês nesses pequenos prazeres, totalmente dispensáveis.
Excesso de pedidos no delivery
Ok, passamos por uma pandemia em que, para muitos, por total falta de opção de lazer, pedir comida e bebida via delivery virou quase a melhor parte do dia. Mas, agora, com a volta a uma rotina mais próxima da normalidade, é hora de maneirar nos pedidos.
Você pode fazer ótimas refeições em casa, a um custo muito inferior ao dos restaurantes. Com poucos ajustes, a economia será grande, você verá.
Economize para investir
Todo esse dinheiro que pode ser economizado por meio de uma caça aos seus gastos invisíveis também podem voltar para você com um bom investimento.
Comece com pouco, pesquise sobre o assunto e entenda que tipo de investimento faz sentido para você. Essa, com certeza, é uma maneira inteligente de fazer o seu dinheiro trabalhar para você.
- Quer saber mais sobre educação financeira e investimentos? Faça sua inscrição na Money Week, evento online e gratuito que acontece entre os dias 25 e 29 de outubro, com mais de 50 convidados que vão falar e tirar dúvidas sobre o cenário econômico atual, balanceamento de carteira, renda fixa e diversos outros temas. Clique aqui para se inscrever.